Universidades Estaduais contribuem para o desenvolvimento do Paraná

    uem-na-midia
    11-09-2023
    Em 2020 o estado do Paraná ultrapassou o estado do Rio Grande do Sul, se tornando a quarta maior economia do Brasil. Muitos surfaram nesta onda, o governador Ratinho, por óbvio, investiu bastante para propagar esta conquista. O setor agro, sempre protagonista em nossa economia, também foi evidenciado. Construção civil, tecnologia, saúde e serviços em geral também foram destaques. No entanto, até agora, não vi nem ouvi de nenhum veículo de comunicação, ou de algum político mais midiático a relação e mérito desta conquista com nossas Universidades Estaduais.

    No Paraná as universidades são geridas pela SETI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, não pela Secretaria da Educação, ao contrário do que muitos pensam. Ter uma pasta exclusiva para incentivar a ciência sinaliza a preocupação que o governo estadual tinha na época, a secretaria foi criada em 1987. De lá para cá, infelizmente, muitos governantes têm visto as Universidade Estaduais como custos. Poucos são aqueles que têm o discernimento de separar o que são custos de investimentos. Investir em Educação, Ciência e Tecnologia nunca foi e nunca será custo nem no Paraná, nem em qualquer outro lugar no mundo. Seus retornos podem ser indiretos, muitas vezes intangíveis e aparecerem no longo prazo, mas eles sempre vêm. Não tenho dúvida alguma em afirmar que parte significativa do sucesso econômico do nosso estado está relacionado diretamente aos profissionais que nossas sete universidades formaram em todos esses anos. São elas:

    Se considerarmos os dados da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), rede de educação a distância do estado que reúne os centros de EaD das universidades, esses números seriam ainda maiores. O ensino a distância, embora receba críticas de diferentes tipos, veio para ficar. As Universidades Estaduais do Paraná estão atentas e imersas neste contexto, que oportuniza o ensino superior de qualidade para pessoas que talvez não teriam outra alternativa se não fosse o EaD.
    Nossas universidades estão presentes em todo o estado, além de receber alunos de todos os municípios do Paraná, também recebem alunos de outros estados e países. Todas elas possuem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Todas elas prestam serviços à comunidade tais como: hospitais universitários, laboratórios, odontologia, serviços jurídicos, consultoria, cursos de idiomas, cursos de curta duração para a comunidade, análise de qualidade dos combustíveis, tratamento de água e tantos outros.
    Por fim, gostaria de creditar a todas as Universidades Estaduais do Paraná o alcance do nosso estado como quarta maior economia do Brasil. Elas também contribuíram diretamente para essa conquista. São profissionais formados, capacitados e espalhados em todas as cidades do estado que abrem empresas, geram empregos, fazem pesquisa, efetivam negócios, contribuem para arrecadação e para a melhoria na qualidade de vida dos paranaenses. As universidades, seus professores, agentes universitários, alunos matriculados e egressos são protagonistas por onde passam e continuarão sendo protagonistas na economia do estado.

    Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

    Departamento de Administração – DAD

    Universidade Estadual de Maringá – UEM

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.