UEM fortalece Intercâmbio Universitário Zicosur

uem-na-midia
    09-07-2024
    O Governo do Paraná por meio da Fundação Araucária está investindo R$ 7,28 milhões para fortalecer o intercâmbio entre instituições que compõem o Grupo Zicosur Universitário. A Zona de Integração Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) é uma associação formada por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, que tem como intuito inserir os integrantes no contexto internacional, desenvolvendo o intercâmbio econômico, social e cultural.

Uma das atitudes é o Zicosur Universitário, que busca fortalecer o processo de integração e de internacionalização das instituições de ensino superior destes países.

A Fundação Araucária lançou três chamadas públicas para selecionar propostas de mobilidade acadêmica das universidades públicas do Paraná que sejam membros do Zicosur Universitário. Entre as instituições paranaenses que integram esse grupo estão as sete universidades estaduais do Paraná: de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), Oeste (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, “essas chamadas têm como objetivo principal promover a mobilidade acadêmica em todos os níveis: estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Buscamos tanto o envio de estudantes e pesquisadores paranaenses quanto a recepção de pesquisadores de diversas localidades da Rede Zicosur Universitária, promovendo assim um enriquecimento acadêmico e cultural sem precedentes.”

CHAMADAS

O Programa de Mobilidade Zicosur Universitário é composto por três chamadas públicas. A Chamada Missões Técnicas de Trabalho para Doutores terá investimento de R$ 315 mil com a finalidade de fortalecer as relações entre os pesquisadores em nível de doutorado das universidades paranaenses, com os demais pesquisadores da rede. O objetivo é permitir que sejam desenvolvidos projetos conjuntos que impactem o sistema de ciência e de inovação no território Centro-Oeste da América do Sul. Serão financiadas pela Fundação Araucária até duas missões técnicas por instituição de ciência e tecnologia (ICTs).

Já na Chamada Mobilidade Outgoing serão feitas missões acadêmicas, científicas e tecnológicas nos níveis da graduação, pós-graduação e pós-doutorado, promovendo o intercâmbio científico, cultural e linguístico por seis meses. Esta chamada pública dispõe de um recurso de até R$ 3 milhões. Serão financiados pela Fundação Araucária até dois bolsistas por ICT.

Na terceira chamada, Mobilidade Incoming serão investidos até R$ 3,9 milhões para as missões de estudo que pretendem oportunizar à comunidade universitária da Zicosur a mobilidade nas ICTs do Paraná. Esta ação contribuirá para acelerar o processo de internacionalização “em casa”, a partir do recebimento de alunos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e estágio pós-doutoral.

Serão financiados pela Fundação Araucária até dois bolsistas por categoria/ICT vindos de instituições de ensino superior parceiras do Zicosur no Exterior e que farão a mobilidade em ICTs públicas do Estado.

Da Redação
    Foto – Reprodução