Índice de abstenção na prova do PAS UEM foi dentro do esperado

uem-na-midia
    21-11-2023
    Pouco mais de 21,2 mil alunos fizeram no último domingo (19) as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), concurso que possibilita a entrada na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A quantidade de ausentes foi de 7,9% em relação as 23,1 mil inscrições homologadas, isto é, pouco mais de 1,8 mil deixaram de responder à prova. Com isso, mesmo com problemas informados pelos estudantes, por causa da chuva que atingiu o município, de modo geral o índice de abstenção ficou dentro do esperado pela Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU).

Já sobre as dificuldades enfrentadas pelos candidatos que estavam alocados no Centro Universitário Ingá (Uningá) para a realização da prova do PAS da UEM, a CVU declara que buscou prevenir tais situações, pedindo apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá, para orientação de tráfego nas vias que davam acesso à instituição.

Além disso, a CVU recorda que todos os candidatos receberam por WhatsApp mensagem informando que os lugares de prova estariam abertos desde às 12h. A orientação era para que fossem até os lugares com antecedência. Essa mesma mensagem foi veiculada no site da CVU, nas redes sociais da UEM e da própria Comissão do Vestibular Unificado.

A maior parte dos inscritos pela ordem foram do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, vindos também de outros municípios paranaenses ou não, seguidos pelas cidades de Maringá, Sarandi, Apucarana e Londrina.

O concurso foi formado pela prova de redação, questões de alternativas múltiplas de conhecimentos gerais, língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa e de língua estrangeira. As questões de conhecimentos específicos (somente para a Etapa 3) discutiram o conteúdo de duas matérias estabelecidas pelo Conselho Acadêmico de cada curso de graduação.

Da Redação
    Foto – Reprodução