Imprimir

Odontologia da UEM: 25 anos de conquistas

O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora seu jubileu de prata! Há muito o que comemorar! São 25 anos de construção coletiva voltada à formação de um cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, pautado na integralidade da atenção à saúde. Nosso motivo de existir contabiliza 560 egressos e 200 acadêmicos em curso.

O início, em agosto de 1988, deu-se com 20 alunos e um projeto pedagógico tradicional. Em 91, passou-se a um sistema curricular extremamente inovador, cujos mentores foram os professores Carlos Alberto Conrado, Guilherme Simões Gomes, Carlos Roberto Robazza e Andrés Jose Tumang. Antecipava características das Diretrizes Curriculares Nacionais para Odontologia estabelecidas em 2002, propiciando aprendizado em grau crescente de complexidade; relacionamentos multidisciplinar e multiprofissional; bem como forte formação humanística-cultural. Mais que isso, busca inverter a lógica do atendimento centrado na doença para a promoção de saúde bucal.

Ao longo desses 25 anos, recebeu premiações e reconhecimento, com reflexos nos extintos provões e Enade. Ampliou-se a oferta de vagas para 40 alunos/ano e a busca constante por captação de recursos mediante auxílios externos e oferta de cursos tem melhorado dia a dia as instalações e a disponibilidade de equipamentos.

Na Clínica Odontológica, onde os alunos exercitam a aplicação da teoria na prática e o olhar para as necessidades dos usuários, as diretrizes da Política Nacional de Humanização têm sido norteadoras e impulsionadoras da implantação da clínica ampliada, acolhimento com classificação de risco no serviços de urgências, cogestão, ambiência e valorização do trabalhador e dos usuários. No aprendizado extramuros, parcerias com as prefeituras de Maringá e Marialva têm permitido que os acadêmicos desenvolvam 20% da carga horária curricular nas UBSs.

Os 41 docentes (34 doutores, três doutorandos, três mestres e um especialista) se dedicam, com afinco, às atividades de ensino, extensão e pesquisa, sendo que alguns apresentam produtividade em pesquisa reconhecida pelas agências de fomento. Nos projetos de extensão, prestam grande contribuição pelo atendimento clinico e preventivo realizado, referência para Maringá e região.

Já são mais de 45 cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos incluindo, em parceria com o Hospital Universitário Regional de Maringá, a residência odontológica que tem seis novos programas em tramitação na UEM, com previsão de implantação em 2014. O mestrado em Odontologia Integrada está na 6ª turma e seguindo a trajetória de grandes conquistas,  o próximo passo será o doutorado.

As conquistas têm sido muitas, mas grandes desafios ainda pairam no ar. Finalizar a construção do bloco iniciado em 1995, mobiliá-lo e equipá-lo, assim como aos laboratórios de pesquisa; contratar funcionários em consonância com o aumento das atividades desenvolvidas; implementar um efetivo sistema de referência e contra-referência para a clínica são alguns exemplos. E quando esses forem ultrapassados, novos surgirão impelindo nossa comunidade adiante, coletivamente, como tem sido nossa característica!
Dentistas, especialistas e mestres formados na UEM hoje, estão em consultórios e universidades de todo o País! Por tudo isso, é com grande satisfação e orgulho que o curso de Odontologia comemora os 25 anos de sua implantação e de conquistas, que o tornaram, neste curto espaço de tempo, referência regional e nacional.

Lilian Cristina Vessoni Iwaki
Doutora em Radiologia Odontológica e coordenadora do Curso de Odontologia da UEM

Marina de Lourdes Calvo Fracasso
Doutora em Odontopediatria e chefe do Departamento de Odontologia da UEM

Mirian Marubayashi Hidalgo
Doutora em Patologia Bucal e Tutora do Grupo PET/Odonto/UEM

http://www.odiario.com/opiniao/noticia/773436/odontologia-da-uem-25-anos-de-conquistas/