Imprimir

UEM é 14ª do País em inovação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada a 22ª melhor instituição de ensino superior do País no Ranking Universitário Folha 2013 (RUF), publicado ontem no jornal Folha de S. Paulo. O levantamento avalia cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Inserção no Mercado de Trabalho, Inovação e Internacionalização. No quesito Inovação, a UEM está em 14º lugar.

O ranking abrange as 192 universidades do Brasil. No Paraná, obtiveram boas colocações a Universidade Federal do Paraná (9º) e Universidade Estadual de Londrina (23º). A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tiveram as melhores posições.

No quesito inovação, a pesquisa avalia a geração de novas tecnologias dentro da instituição, contabilizando os pedidos de patentes realizados. A UEM já teve 77 depósitos registrados. Entre as últimas patentes concedidas está o projeto da professora Célia Regina Tavares, do Departamento de Engenharia Química. O grupo dela desenvolveu um processo utilizando fungo para descoloração de corante reativo, encontrado em efluentes têxteis, como lavanderias. Célia conta que fez o pedido da patente em 2004, mas só foi concedido em julho deste ano. Agora ela trabalha em um projeto de remoção de cor utilizando processo fotoxidante.

No quesito Inserção no Mercado de Trabalho a UEM ficou em 57º lugar. A pesquisa ouviu 1.681 responsáveis pela área de Recursos Humanos de empresas. "Este é um critério subjetivo. O fato de sermos novos e pequenos perto das tradicionais, e estarmos no interior, nos deixa em desvantagem", diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Mauro Ravagnani. Na área Ensino, a UEM obteve o 17º lugar, na Internacionalização, que avalia citações em periódicos internacionais, o 47º, e em Pesquisa o 22º lugar.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/769669/uem-e-14a-do-pais-em-inovacao/