Imprimir

A sandália da humildade faria muito bem ao reitor da UEM neste momento

Vi há pouco um vídeo sobre a noite de violência no campus da UEM. As cenas são deprimentes e a maneira como a guarda da UEM tratou os estudantes revela duas coisas: despreparo total do sistema de segurança da instituição e falta absoluta de capacidade política da administração da Universidade para lidar com situações previsíveis. O campus, claro, é um espaço público, embora seja preciso reconhecer a necessidade de professores e alunos respeitarem regras de ocupação. Mas existem essas regras? Se existem, elas não podem ser impostas pela repressão.

Foi um fato isolado, mas a agressão física a alunos está criando na cidade um clima ruim para a nossa UEM. A reitoria precisa encontrar uma saída urgente para minimizar os estragos, que afetam muito mais a instituição do que seus gestores. Não vi ainda o reitor Júlio Santiago se manifestar publicamente sobre o episódio, reconhecendo que houve excesso e que os excessos precisam ser apurados e seus responsáveis punidos. Muito menos houve da parte dele um gesto de humildade, no sentido de se desculpar publicamente com os estudantes e de chamar as lideranças estudantis para uma conversa sobre o episódio, até como forma de prevenir novos enfrentamentos.
Uma dose de humildade e uma pitada de bom senso (dos dois lados) faria muito bem à Universidade Estadual de Maringá neste momento.

http://blogs.odiario.com/messiasmendes/2013/09/08/a-sandalia-da-humildade-faria-muito-bem-ao-reitor-da-uem-neste-momento/