Lojistas esperam aumentar as vendas nos 3 dias de vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A maioria dos inscritos vem de outras cidades, ocupa hotéis e consome em bares, restaurantes e no comércio. "No verão, as pessoas estão mais dispostas, inclusive para o consumo", diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), José Rubens Abrão.
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"Para nós, o vestibular de verão é melhor que o de inverno, ainda mais agora, com a proximidade das festas de fim de ano, quando os consumidores acabam comprando mais."
A alta nas vendas no comércio varejista, segundo Abrão, tem início 2 dias antes da aplicação das provas. "Os candidatos chegam antes, conhecem os locais das provas e acabam movimentando a economia da cidade."
Para a rede hoteleira, o vestibular de verão não tem o mesmo impacto na ocupação de leitos do que o concurso de inverno, realizado em julho. Isso acontece porque na mesma data em que a UEM aplica as provas, outras nove universidades fazem vestibular, e com isso há menos inscritos.
"O concurso de inverno não lota só os hotéis de Maringá, mas de toda a região", comenta o vice-presidente do Maringá Convention & Visitors Bureau, Jonas Demóstene Ramos.
O empresário Erasmo Ramos, dono de um hotel no centro de Maringá, diz que as reservas estão abaixo do esperado. "A ocupação está em 60%. O Processo de Avaliação Seriada (PAS, realizado mês passado) surpreendeu todo mundo e lotou os hotéis."
http://www.odiario.com/zoom/noticia/710040/comercio-aproveita-visitas/