Imprimir

1.256 estudantes faltam ao Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá

Dos 24.754 inscritos, 1.256 estudantes faltaram às provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aplicadas neste domingo (18) em Maringá e Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama. A informação é do presidente da Comissão Central do Vestibular (CVU), professor Emerson Arnaut de Toledo.

Os ausentes correspondem a 5,1% dos inscritos – semelhante ao PAS de 2011, quando houve 5% de ausentes. "O número de ausentes é bem próximo ao concurso passado e bem inferior ao dos vestibulares. Está dentro do esperado", afirma Toledo.

As provas foram aplicadas na tarde deste domingo, e prosseguem até às 19h em clima de tranquilidade.

O estudante começa a fazer o PAS no 1º ano do ensino médio. A prova avalia o conteúdo deste ano e a nota vai se somar às das etapas futuras – do 2º e 3º anos. Na última etapa, é preciso escolher um curso de graduação e então, o concorrente se candidata à vaga com o total das notas obtidas nas três fases.

A UEM reserva 20% de vagas de cada curso para os aprovados pelo programa. Neste ano, a Etapa 3 concentra 16,6% do total de inscritos. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, com uma relação de 39,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo, com 25,4/vaga; e Odontologia, com 18,8/vaga.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/704955/1256-estudantes-faltam-ao-pas-da-uem/