A bicicleta é um meio de locomoção alternativo
frequente no perímetro urbano. Com 1,4 quilômetro, a modesta malha
cicloviária de Maringá está abaixo da necessidade do ciclista. Mas
existe uma pesquisa que sugere a criação de uma rede interligada de
ciclovias que pode ser a solução de parte do problema.
O arquiteto e urbanista Thiago Botion Neri desenvolveu recentemente uma dissertação de mestrado em Engenharia Civil, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foca a implantação de vias exclusivas para ciclistas.
Sob o título "Criação de uma Rede Cicloviária Integrada em Maringá", a conclusão do trabalho apontou "alto potencial de levar a ciclovia para diferentes pontos em virtude da topografia favorável do município".
Ricardo Lopes
Ciclistas no trânsito na Rua Mitsuzo Taguchi, que não possui ciclovia. Malha cicloviária é de 1,4 km
Neri relata que para Maringá, o ideal seria um projeto em médio prazo que levaria 5 anos para ser implantado. Seriam 2 anos de planejamento e outros 3 anos de execução. Ele elege 24 vias, que juntas possuem 95 km de extensão, que podem receber a ciclovia ligando o Centro com as quatro regiões.
O trabalho ultrapassou os muros da academia e foi utilizado em
debates com a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran),
representantes da Câmara e do grupo Pedala Maringá. O avanço foi
incluir no Plano Diretor um novo projeto de ciclovia para a cidade nos
moldes propostos por Neri.
Setran
Para
Vera Maria de Oliveira, gerente de Engenharia e Tráfego da Setran, o
desafio é comportar diferentes meios de transporte no mesmo espaço.
"Carros, motos, ônibus e ciclistas. Todo mundo quer as melhores vias. É
difícil definir os melhores locais", argumenta. "Onde tem tráfego
pesado não é legal pedalar. O risco de acidentes é maior", exemplifica.
A engenheira da Setran comenta que pretende utilizar a pesquisa de Neri para aprimorar a malha cicloviária maringaense. Hoje, 1,4 km estão distribuídos pelas avenidas Pedro Taques, Mandacaru e Horácio Racanello.
Mas o percalço é encontrar uma empresa que construa a pista. No mês de abril, foi aberto um edital para licitar a obra da ciclovia e da sinalização da pista de caminhada na Avenida Gastão Vidigal.
O valor previsto é de R$ 815,7 mil. Houve uma empresa que venceu o
certame, mas desistiu pois queria apenas fazer a sinalização da via.
SAIBA MAIS
O QUE DIZ A LEI?
O Código
Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê multa e determina como infração
média desrespeitar o Artigo 201, que diz: “deixar de guardar a
distância lateral de 1,5 metros ao passar ou ultrapassar bicicleta”
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA RECOMENDADOS
Capacete, luvas, óculos e sinalizadores
FAIXA DE PREÇO DAS BICICLETAS PARA O DIA A DIA*
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Quadro de aço carbono, aro de alumínio e peças Power – R$ 300
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Quadro de aço carbono, aro de alumínio e demais peças Shimano – R$ 900
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Quadro de alumínio com suspensão, amortecedores e peças Shimano – R$ 1,5 mil
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Quadro de alumínio com suspensão, amortecedores hidráulicos e peças Shimano – R$ 2,5 mil
* Os preços e os modelos de bicicleta variam conforme a loja
http://www.odiario.com/cidades/noticia/583460/projeto-de-24-vias-para-ciclistas/