Com o mercado de franquias em alta no Brasil, empresas de Maringá
apostam no sistema para crescer. A cidade possui uma rede de 248
unidades entre franqueadores e franqueados. Juntas, estas lojas faturam
anualmente cerca de R$ 92 milhões e a perspectiva de crescimento para
2012 é de 8,5%.
Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, de São Paulo (SP), mostra que Maringá está na 49ª posição no ranking das cem melhores cidades para a instalação de franquias no Brasil. E o movimento é de mão dupla. Além de receber, Maringá exporta franquias.
Ricardo Lopes
Leiza Oliveira na sede da Minds English School; para ela, o sucesso de uma franquia depende de muito contato com os franqueados
No Brasil, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira
de Franchising (ABF), o segmento cresceu 16,9% em 2011, com faturamento
de R$ 88,8 bilhões. Em 2010, as franquias faturaram R$ 75,9 bilhões.
Para este ano, a entidade acredita que o ritmo de crescimento fique em
torno de 15%.
Para o professor de Economia Joilson Dias, da
Universidade Estadual de Maringá (UEM), a expansão do setor explica-se
pelas inúmeras vantagens que o segmento oferece. Entre as
características positivas do sistema estão o pleno conhecimento dos
custos diretos e indiretos e o público específico previamente
identificado.
"O sistema de franquias evita o aprendizado a
respeito de custos, e o crescimento divulgado nacionalmente favorece o
surgimento de novos empreendedores. Os proprietários não precisam
necessariamente ter experiência e ainda recebem treinamento fornecido
pela rede."
Segundo Dias, as empresas devem possuir um forte
vínculo com os franqueadores e cumprir normas pré-definidas em
contrato. "É um negócio que já foi testado e aprovado, mas exige o
cumprimento de obrigações", frisa o economista.
É o que
confirma a empresária Leiza Oliveira, diretora da Minds English School.
"O segredo para que uma rede de franquias seja bem-sucedida é ter
muito contato com os franqueados por meio do trabalho de consultores,
além de pensar no crescimento coletivo. Nosso trabalho consiste em
ajudar todas as unidades a crescer", diz a diretora.
Quando
Leiza abriu a empresa, em 2007, já pensava em uma rede de franquias.
"Fiz um trabalho de consultoria e já iniciei o negócio nos padrões de
franchising. Atualmente temos 55 unidades instaladas no Brasil."
Assim como a empresária, o diretor da Dr. SOS Reparos de Maringá,
Glauber Rangel, acredita que o fundamental para quem quer ingressar no
mercado de franquias é ter afinidade com a atividade escolhida, ser
empreendedor, formar um bom plano de negócios e analisar com cautela as
opções oferecidas. "É preciso gastar um bom tempo planejando seu
negócio e analisando o que cada franqueador oferece para o sucesso
tanto do franqueado como do franqueador", acrescenta.
Ele
explica que antes de abrir a empresa, em 2011, fez uma pesquisa de
mercado em todo o Brasil e verificou que os serviços de pequenos reparos
domésticos poderiam ser oferecidos de uma maneira profissional, com
alguns diferenciais importantes para os clientes, como pontualidade,
garantia e segurança.
"Analisamos também as opções existentes no
mercado de franquias e fizemos melhoras significativas durante o
período de formatação de nossa loja-piloto em Maringá. Desde o
princípio, nossa ideia foi a de criar uma empresa formatada para o
sistema de franquias."
Para o diretor do Pastel do Roberto, Jerry Koyama, para que a
franquia tenha sucesso é imprescindível uma "operação formatada de
sucesso." "O Pastel do Roberto foi a primeira barraca de pastel
instalada nas feiras livres de Maringá, e devido à reforma que fizemos
na loja do Varejão do Shinnai, com um quiosque em estilo oriental,
surgiram muitas pessoas interessadas em adquirir um modelo igual. Foi
quando iniciamos a ideia das franquias", conta Koyama.
Padrão
Além do conhecimento do negócio e constante contato com os franqueados, outro ponto importante para o sucesso de uma franquia é o padrão de negócio. Segundo Vagner Kodama, diretor de marketing da empresa Purific, uma equipe de capacitação comprometida e especializada é fundamental para que o padrão seja "clonado" entre as unidades.
"Quando
iniciamos no sistema de franquia, sentimos um pouco de dificuldade
quanto à padronização do trabalho. Tivemos que criar um formato, já que
a empresa estava começando no segmento. Atualmente temos uma equipe
bem qualificada, que é responsável pelo treinamento dos franqueados.
Todos os integrantes da equipe trabalham desde o início na Purific.
Alguns trabalharam na fábrica ou eram lojistas. Todos entendem do
processo completo da empresa", destacou Kodama.
A fábrica da
Purific foi instalada em Maringá em 1998 e, em 2001, deu início ao
sistema de franquias. De acordo com o diretor de marketing, os novos
franqueados passam por treinamentos de 3 a 5 dias, na sede da empresa,
em Maringá.
"Eles acompanham o processo de fabricação e recebem
capacitação técnica e na área de vendas. Trabalhamos com o modelo
"Outdoor Learning" que é o aprendizado de venda nas ruas. Levamos os
franqueados nos bairros mais populares da cidade, para que eles coloquem
em prática o que viram".