A música eletroacústica não é tão popular, embora inúmeros compositores de outros campos musicais utilizem-se de elementos eletroacústicos em seus trabalhos, revestidos por uma roupagem pop um exemplo é a engenheira de som francesa Emilie Simon, que, nos próximos meses, lançará o álbum The Big Machine e talvez até venha ao País para uma apresentação, por conta do ano da França no Brasil.
Apesar disso, a partir deste sábado (20), concertos eletroacústicos, assim como workshops, deverão ocorrer com mais frequência em Maringá, com o objetivo de difundir o conhecimento acerca desse campo da área musical, que se caracteriza pela produção musical sem instrumentos convencionais, com destaque para microfones, sintetizadores e softwares.
O pontapé inicial será dado neste sábado (20), a partir das 9 horas, no bloco 8 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde fica o Departamento de Música (DMU). Os professores Marcus Bittencourt e Rael Gimenes organizaram o evento de extensão Software Livre e Criação Musical: a utilização de software livre para a constituição da infraestrutura de estúdios de criação musical, após o desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado no Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (Lappso) da instituição e que recebeu recursos da Fundação Araucária.
O evento será dividido em três etapas. A primeira será uma palestra, das 9 horas às 11h30, na qual os professores vão apresentar o trabalho realizado na pesquisa, que desenvolveu um estúdio completo de produção sonora para trabalhos de criação musical, a partir do levantamento de uma série de softwares e do desenvolvimento de outros para o sistema operacional Linux.
Durante a palestra, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens desses programas, assim como operá-los, adianta Bittencourt. Todos os programas, compilados, serão disponibilizados em breve no site do Lappso.
Na sequência, das 14h30 às 17h30, ocorrerá uma oficina de produção sonora. Nela, o objetivo será a criação de uma vinheta radiofônica, a partir dos softwares selecionados pela pesquisa. Será uma forma de os participantes verem na prática a produção.
Por fim, das 19h30 às 21 horas, um concerto eletroacústico misto com composições originais dos professores. O evento é aberto a toda a comunidade e não custa um único vintém. Não é necessário ter conhecimento algum na área. A iniciativa contempla o tripé que sustenta as universidades: pesquisa, extensão e ensino, lembra Bittencourt.
O professor explica que o evento de hoje é mais introdutório e que o próximo deverá ocorrer até o fim do ano, com foco na criação musical. Para ele, a grande vantagem da pesquisa feita é a possibilidade de qualquer pessoa poder ter um estúdio no próprio computador, com os softwares selecionados.
Antes, para trabalhar com isso, as
pessoas tinham de procurar um estúdio e, agora, conseguimos eliminar
essa dificuldade. Os programas têm funções específicas, excursionando
pela edição, equalização, criação de efeitos, entre outros.
Concerto
O concerto será eletroacústico misto, pois, além de ter sons
eletrônicos projetados por caixas acústicas, a partir da operação de
uma mesa de som, haverá a execução de algum instrumento,
simultaneamente.
Para a apresentação, Bittencourt executará três peças: Malédiction, Dharmapala I e Dharmapala II. Além de sons eletrônicos, a primeira trará piano; a segunda, berimbau; e a terceira, oscilador. Já Gimenes apresentará a peça Mutazione ao lado do violonista Flávio Apro, que se apresentou no último Convite à Música, na quinta-feira. Depois, o professor aparecerá sozinho com sons eletrônicos em Af For Dance.
É DE GRAÇA!
Eletroacústica na UEM
Grátis
Quando: neste sábado (20)
Horário: das 9h às 11h30,
das 14h30 às 17h30 e das 19h30 às 21 horas
Local: UEM