Para a coordenadora da pesquisa, reajuste dos preços é injustificável; mudanças sugerem que supermercados alteram valores para fazer boa figura no Tabelão
O Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá fez nesta sexta-feira (6) um levantamento de preços surpresa nos principais supermercados da cidade, para confrontar os resultados obtidos no Tabelão de O Diário, que teve preços levantados na terça-feira.A pesquisa surpresa indica que existe uma prática de baixar preços no início da semana período em que os pesquisadores coletam preços para aumentar os valores no final de semana.
Todas as empresas pesquisados reajustaram preços de terça para sexta-feira, mas apenas o Super Muffato teve redução no valor da Cesta Básica.
Os que mais fizeram alterações foram o São Francisco e o Big. O São Francisco aumentou o preço de 27 itens e reduziu o valor de dois.
O Big reajustou para cima 19 itens e cortou o preço de três. Juntos, São Francisco e Big são os supermercados que mais vezes apareceram como a Cesta Básica mais barata da semana, desde a primeira edição do Tabelão, em agosto de 2008.
Os supermercados que menos alteraram preços de terça para sexta-feira foram o Cidade Canção oito itens de um total de 31 e o Super Muffato 11 de 31. O Cidade Canção aumentou o preço de apenas sete itens e o Super Muffato, de oito.
As alterações de preços na mesma semana modificam o valor da Cesta Básica. Na comparação dos itens encontrados simultaneamente em todas as empresas, nos dois últimos levantamentos, apenas o Super Muffato manteve os preços estáveis -a empresa tem a cesta mais barata: R$ 53,06.
Já o São Francisco, que tinha a cesta mais barata na terça-feira, reajustou os valores em 47,65%: o valor dos 27 itens passou de R$ 51,12 para R$ 75,47. A cesta mais cara deste levantamento é a do Bom Dia: R$ 82,74. O valor foi reajustado em 27% em relação à terça-feira, quando a soma era de R$ 64,95.
Para a coordenadora da pesquisa, Isolde Previdelli, professora doutora do Departamento de Estatística da UEM, a pesquisa surpresa evidencia um reajusta anormal de preços.
As informações da pesquisa surpresa nos levam a crer que existe uma disputa entre as empresas para que os resultados publicados sejam favoráveis, afirma Previdelli.
Para ela, tantos reajustes em apenas três dias não é uma prática normal. Por mais que haja problemas na economia, vivemos uma situação relativamente estável, que não justifica tantas mudanças num espaço tão curto de tempo.
O Condor, pela quarta vez consecutiva, barrou a entrada do pesquisador para a coleta.
Fique de olho
A maior diferença encontrada para produtos da Cesta Básica é para o desodorante spray (de 90 a 100 ml). O mesmo produto é oferecido por R$ 0,55 para R$ 2,49 diferença de 352,73%.
Com o maior valor, é possível comprar quatro frascos de desodorante na empresa que oferece o menor preço.
O desodorante também foi o produto que ficou mais caro entre terça e sexta-feira. O preço médio do produto, nas sete empresas pesquisadas, passou de R$ 1,02 para R$ 1,56 reajuste de 52,94% em apenas três dias.
No supermercado São Francisco, o preço do desodorante mais barato passou de R$ 0,68 para R$ 2,49 aumento de 266% de terça para sexta-feira.Vinícius Carvalho