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    10-08-2023
    Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) resultou em um novo manual para treinamento de profissionais socorristas. A metodologia dá mais realismo aos prováveis cenários dos atendimentos e reduz o tempo para o resgate de vítimas de acidentes veiculares. Agora ela foi incorporada aos cursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, com previsão para ser aplicada ainda neste ano. O estudo foi realizado pelo estudante de mestrado Édson Dalla Valle em 2021.


    A proposta, denominada “Prosalve – Modelo de Capacitação Profissional no Salvamento Veicular: proposição e teste experimental”, possibilita que o resgate seja realizado de forma mais eficaz, ou seja, de maneira mais rápida e assertiva. Ela envolve uso adequado de maquinário e detalhes de avaliação da performance dos alunos, por exemplo.


    Bombeiro militar há 17 anos, Édson conta que a pesquisa passou por algumas etapas em que avaliou metodologias já consolidadas. “O trabalho de pesquisa buscou, inicialmente, compreender os processos envolvidos no atendimento pré-hospitalar, desde o histórico dos incidentes de trânsito até o tratamento intra-hospitalar. Investigamos os procedimentos adotados nos atendimentos em que as vítimas ficavam presas às ferragens, buscando na literatura o melhor arranjo de ensino num salvamento de acidente veicular”, explicou.


    Com o conhecimento estruturado, o pesquisador elaborou uma proposta e aplicou testes em dois grupos de pessoas para avaliação. O grupo de tratamento, que seguiu as orientações do Prosalve, e o grupo de controle, que utilizou uma metodologia mais convencional.


    Doutor em Sociologia, o professor Ednaldo Aparecido Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, orientador do trabalho, comentou que a proposta obteve resultado positivo depois da comparação. “O grupo experimental que foi submetido a esse novo protótipo de treinamento, seguindo o padrão ouro da literatura, teve ganho de eficiência, de qualidade no atendimento”, salientou.


    PROSALVE – A pesquisa mapeou quatro métodos amplamente utilizados para o treinamento de resgatistas para propor uma metodologia mais integrada. Segundo o pesquisador, um ponto importante detalhado no manual é a Etapa de Reconhecimento 360º. Nessa fase, o resgatista reconhece visualmente o cenário e avalia as condições para as tomadas de decisões em relação aos riscos e ao resgate das vítimas. Esse foi um ponto explorado com mais detalhes na nova metodologia.


    “As evidências do ganho de tempo no treinamento aparecem em todas as etapas, pois quando cronometradas acompanhamos a sua evolução quantitativamente. É certo que se houver uma boa avaliação inicial do cenário, as tomadas de decisões serão mais assertivas, influenciando diretamente no tempo de resposta”, comentou.


    Na nova metodologia, depois de avaliar o cenário com cuidado, o profissional é impelido a tomar decisões mais assertivas para os resgates. “A tomada de decisão está intimamente ligada com o processo de capacitação de profissionais em resgate, principalmente por se tratar de ambientes complexos e com riscos aos envolvidos, os resgatistas estão sob influência de fatores relacionados com os processos cognitivos de aprendizagem, adquiridos em treinamentos e com a experiência profissional ao longo da carreira”, explica o autor da pesquisa.


    Edson, que integra a Câmara Técnica de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros do Paraná, apresentou esse novo método para o colegiado como sugestão para os treinamentos e instruções da corporação.


    O presidente da Câmara, Major Ícaro Gabriel Greinert, explica que a avaliação seguiu critérios para então ser aprovada. “Ele apresentou ao Corpo de Bombeiros a metodologia, que foi analisada e avaliada pela Câmara Técnica de Salvamento Veicular, passou por diversas comissões, diversos especialistas, e foi considerada totalmente pertinente. Concluímos o estudo e o método será utilizado na corporação. A nova metodologia será aplicada como piloto nos cursos de formação de sargentos”, pontuou.


    MESTRADO PROFISSIONAL – O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPP) da UEM propõe trabalhos de pesquisa voltados para o aprimoramento da gestão pública, a partir da proposição de novas políticas públicas.


    O professor Ednaldo explicou que há muitos exemplos de trabalhos de conclusão de cursos já implementados ou encaminhados para diferentes órgãos públicos. “Os trabalhos de conclusão precisam de alguma maneira se conectar a uma área específica pública, de preferência gerando um produto de intervenção como este. Desenvolvemos trabalhos que resultaram, por exemplo, em projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa do Paraná para criação de um programa ou de uma política pública específica”, afirmou o docente.


    De acordo com o professor, há outros trabalhos que se tornaram instrumentos de avaliação. “Nós temos um instrumento de avaliação de ouvidorias, por exemplo. Mas há muitas variações, todos eles de alguma maneira geram um produto que pode ser aplicado e realizar uma intervenção e políticas públicas em nível estadual ou municipal”, ressaltou.


    O PPP é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Gestão (EGP), e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da UEM. O programa contempla quatro linhas de pesquisa: Processos Participativos em Políticas Públicas; Políticas de Saúde e Educação; Políticas Públicas e Desenvolvimento; e Justiça, Segurança Pública e Cidadania.

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    25-08-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza no próximo domingo (27) a prova do Vestibular de Inverno 2023. Mais de 12 mil candidatos disputam 1.170 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação, distribuídas nos seis câmpus da instituição – Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama.

    Conforme o edital publicado por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), quase 60% dos inscritos devem fazer as provas em Maringá. Este é o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso ocorreu em 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM será a única a fazer o concurso nesta época do ano.


    Os candidatos podem verificar os locais de provas no site da CVU por meio do menu do candidato e o ensalamento AQUI.

    O candidato deve estar em sala de aula antes das 13h50. A partir desse horário não será mais permitida a entrada.

    Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h20. A recomendação é que o aluno saia de casa com bastante antecedência, já que devido ao grande número de pessoas indo para o mesmo local o tempo de deslocamento pode ser maior do que o usual.


    Ao chegar à sala de prova, o candidato deve apresentar documento de identificação oficial com foto válido em todo território nacional. Serão aceitos também documentos no formato digital, em aplicativo oficial.


    Caso seja necessário uso de internet para a visualização do documento, a CVU não fornecerá rede para esse fim. É responsabilidade do candidato verificar antecipadamente a cobertura de sua operadora no local de prova.


    O documento físico precisa estar em bom estado de conservação e permitir a efetiva identificação. No caso de documento digital, a tela do celular utilizado também deve estar em condições a boa visualização do documento.

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    13-07-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) informou nesta quarta-feira (12) que o prazo para pagamento das inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2023 foi prorrogado até sexta-feira, dia 14 de julho. Os candidatos que ainda não efetuaram o pagamento deverão gerar nova guia de recolhimento ou código PIX com a nova data de vencimento por meio do Menu do Candidato, em www.vestibular.uem.br.

    A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM publicará a lista de homologação dos inscritos no dia 18 de julho e, a partir do dia 27, os candidatos poderão verificar os locais de provas.


    Este é o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso foi realizado no ano de 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM será a única a fazer o concurso nesta época do ano e com algumas mudanças implementadas no sistema de ingresso, entre elas a pontuação da redação, a exemplo do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM), que passará a valer 120, seguindo critérios estabelecidos pelo CEP/UEM.

    Para este concurso, são ofertadas 1.170 vagas em mais de 70 cursos de graduação nos seis câmpus da instituição (Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama).

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    24-05-2023
    As universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) estão classificadas como 35ª e 36ª melhores instituições de ensino superior do Brasil em 2023. A informação é do Center for World University Rankings (CWUR), consultoria com sede nos Emirados Árabes Unidos, que publica rankings acadêmicos globais relativos à qualidade da educação superior.

    Nesta edição, foram avaliadas 20.531 instituições públicas e privadas de 95 países, sendo 54 brasileiras classificadas na lista das 2 mil mais bem avaliadas. Na classificação geral, a UEM e a UEL figuram nas posições 1.308 e 1.473, que correspondem aos grupos de 6,4% e 7,2% das instituições melhores classificadas, respectivamente.


    As duas instituições de ensino ligadas ao Governo do Paraná fazem parte de um grupo seleto com cinco estaduais classificadas pelo CWUR. Além da UEM e UEL, esse grupo é formado pelas universidades estaduais de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Paulista (Unesp).

    O CWUR ranqueia as universidades de acordo com sete indicadores agrupados em quatro áreas: educação (25%), empregabilidade dos estudantes egressos (25%), qualidade do corpo docente (10%) e desempenho das pesquisas (40%). O critério de pesquisa considera a quantidade de trabalhos publicados (10%), o total de citações (10%) e o número de estudos publicados tanto em periódicos influentes (10%) quanto em periódicos de primeira linha (10%).

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    23-06-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) fará um Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2023. Ele terá início nesta segunda-feira (26) e prevê o aproveitamento das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Podem participar os candidatos participantes do Enem a partir de 2009, e que não tenham obtido nota zero em nenhuma das provas, inclusive na redação. Serão mais de 1.100 vagas distribuídas em aproximadamente 70 cursos/turnos de graduação.


    O edital com o número de vagas por curso será publicado até às 14h do dia 26 no site do DAA. As inscrições serão nos dias 26 e 27 de junho, e o resultado será divulgado a partir das 14h do dia 28. As matrículas para os aprovados serão pela internet nos dias 28 e 29 deste mês.

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