Notas

Série CavalinhosA mostra de artes visuais Meridiana reúne 25 trabalhos da artista plástica e professora da UEM, Tânia Machado. Os desenhos e pinturas estarão expostos na sala de exposição do Teatro Calil Haddad, de 25 deste mês a 19 de outubro. Segundo a artista, as obras estão reunidas nas séries Jardim, Cavalinhos e Adormecidos. Conta que, na série Jardim, a influência veio das tapeçarias medievais, chamadas de A Dama e o Unicórnio.

Machado procurou explorar os sentidos – tocar, olhar, cheirar, escutar – interligados com elementos místicos. Há muita simbologia, que ela prefere deixar para cada admirador determinar. Relata que tem a sua representação de cada trabalho, mas que a obra artística deixa margem para novas interpretações.

Meridiana, explica, tem a ver com as linhas do meridiano, que ligam um espaço a outro, uma memória a outra, e que se fundamentam naquilo que é primordial à terra, à Mãe Terra.

A mostra pode ser vista das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo fone 3218-6100.

Alunos do curso de graduação em Música, habilitação em Canto, em  Regência e Coral e Licenciatura, e curso técnico em Canto da Escola de Música da UEM participam de recital nesta quarta-feira (17), a partir das 19h30, no Bloco 9, sala 8, no campus universitário da UEM. No repertório eclético, desde músicas brasileiras até canções italianas e alemãs, passando por ópera. O evento é aberto a todos os interessados.

A Diretoria de Cultura da UEM oferece oito cursos, no próximo mês, dentro do evento Arte Agora 2008. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 deste mês, na DCU, Bloco A-34, sala 4. Além disso, estão programados uma palestra, um encontro com o artista e uma mostra de artes visuais.

Os cursos são: Modos de Fazer Arte dos Séculos XX e XXI: instalações e interferências, nos dias 1º e 2, com Rosemeire Odahara Graça; Beleza e Feiúra: suas representações e variações na arte ocidental, nos dias 2 e 3, com Rosemeire Graça; Apresentando Obras Visuais: experimentando a prática de montagem de exposição de obras plásticas, nos dias 3 e 4, com Rosemeire Graça; O Olhar, a Representação e a Tecnologia, no dia 4, com Rodrigo da Costa Graça; A Botânica e sua Relação com o Belo, nos dias 6 e 7, com Maria Auxiliadora Gutierre e Tânia Machado; Expressão Corporal: quem conta um conto não faz de conta..., no dia 8, com Fernanda Terra; Criança Bela Natureza, nos dias 9 e 10, com Marlene Marchi e Lúcia Marques Augusto; e Fotografia Básica: técnica, composição e estética, nos dias 11 e 12, com Bulla Jr.

A Plasticidade Neural e a Arte é o tema da palestra que o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto profere no dia 7, às 8 horas.  O encontro com o artista será com Jorge Pedro, no dia 10, no bloco A-34, sala 3. Os presentes poderão bater um papo com o artista. A mostra de artes visuais, intitulada Meridiana, apresentará trabalhos da artista Tânia Machado, de 25 deste mês a 19 de outubro, na sala de exposições do Teatro Calil Haddad.

Outras informações pelos fones 3261-3880 e 3261-8993.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Divisão de Capacitação Institucional da UEM recebe, até 24 de outubro, o Plano Anual de Capacitação Docente e Técnica Universitária 2009 de seus servidores, devidamente preenchido e assinado. Os candidatos devem optar por programas de pós-graduação recomendados pela Capes/MEC (www.capes.gov.br/avaliacao/recomendados.html), além de observarem as normas vigentes para a realização da pós-graduação no exterior (Decreto Lei 5098/2005). Outras informações pelos fones 3261-4597 e 3261-4501, site http://www.ppg.uem.br/default.asp?id=6&mnu=6 ou e-mail sec-cpt@uem.br.

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá prorrogou as inscrições para a Especialização em Teoria Histórico Cultural. Entre outros objetivos, o curso se propõe a fazer uma análise dos fundamentos da educação e da teoria histórico-cultural sob a ótica da filosofia marxista e do método instrumental, destacando a importância do estudo de autores clássicos para a apreensão dialética e compreensão do processo educativo.

As inscrições para o curso, dirigido a profissionais da área de educação, podem ser feitas até o 13 de outubro, no Bloco 118, na sala de coordenação de Educação Especial, no câmpus da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4416 ou pelo endereço eletrônico rgcmoraes@uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em História da UEM aceita inscrições de interessados até 3 de outubro, das 13h30 às 17 horas, no Bloco H-12, sala 16, com a entrega da documentação exigida. São 22 vagas distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais (6), Política e Movimentos Sociais (8) e Instituições e História das Idéias (8).

A seleção dos candidatos será mediante análise dos projetos, prova escrita, entrevista e análise de currículo.  O resultado final será divulgado no dia 1º de dezembro. Outras informações pelo fone 3261-4857, site www.pph.uem.br ou e-mail pph@uem.br.