Notas

Os venenos em nossos pratos serão discutidos amanhã (6), em Maringá. O seminário sobre os perigos da alimentação é promovido pelo Governo do Estado e pela Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento será realizado no Teatro Plaza, a partir das 9 horas, e contará com palestras e debates com especialistas, que apresentarão informações científicas recentes sobre segurança alimentar, com destaque para temas relacionados com produtos geneticamente modificados.

Estão programadas as seguintes palestras: Riscos Ocultos nos Alimentos, com o mestre em Saúde Pública Alfredo Benatto; Resíduos de Agrotóxicos e Medicamentos Veterinários em Alimentos, ministrada pela servidora da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, Eliana da Silva Scucato; Culturas Transgênicas e suas Implicações para a Agricultura Paranaense, com o agrônomo da Secretaria da Agricultura do Paraná, Marcelo Silva; Mitos e Riscos dos Produtos Transgênicos, apresentada por Adriano Luiz Riesemberg, também agrônomo da Secretaria da Agricultura; e A Estratégia da Dominação Biotecnológica, com o presidente da Claspar, Valdir Izidoro Silveira.

A coordenação do seminário é do Grupo de Rotulagem dos Transgênicos, que vem promovendo eventos similares nas universidades estaduais do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem feitas pelo telefone (44) 3261-4240.

Solicitações para realização deste seminário em outras instituições podem ser efetuadas pelo e-mail editor@exportnews.com.br. Outras informações sobre transgênicos no site www.transgênicos.pr.gov.br.   

O Programa de Informática Aplicada à Educação (Piae) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática Aplicada à Educação (Gepiae) da UEM realizam, de agosto a outubro, o V Seminário de Pesquisa em Informática Aplicada à Educação. O objetivo do evento, que começa nesta sexta-feira (8), no Bloco H-35, é aprofundar estudos na área e apresentar a produção dos pesquisadores da UEM.

No dia 8, serão apresentados três seminários: As Narrativas do Cinema na Educação Escolar; Letramento em Mídia; e Mídia e Infância. No dia 29, será a vez de Fenômeno Bulling no Filme O Grande Garoto; O Cinema na Sala de Aula; e Formação de Professores e o Uso de Software Educativo. No dia 29, os seminários são sobre Escola Indígena e os Estudos Culturais; A Linguagem Televisiva e a Educação; e Software Educativo: compreensão inicial de sua abordagem pedagógica. Os demais seminários estão previstos para os dias 12, 19 e 26 de setembro; 3, 10 e 17 de outubro.

As inscrições podem ser efetuadas até sexta-feira. Mais informações: no site www.dtp.uem.br/gepiae; na secretaria do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), no bloco G-34, ou pelos telefones (44) 3261-4887 e 3261-4377. 

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem da UEM promovem, nesta quinta-feira (7), a conferência Leitura Crítica na Vida e no Trabalho do Professor. O tema será explorado pelo professor Ezequiel Theodoro da Silva, da Unicamp, que aproveitará para autografar seus livros, disponíveis no Chain. As atividades serão realizadas a partir das 19 horas, no anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90. Outras informações pelo fone 3261-4830. 

O Museu da Bacia do Paraná e o projeto O Trabalho e o Prazer Através da Cultura mostram trabalhos de servidores da UEM na Exposição Moldando o Artesão. Desta vez, serão apresentados 23 cestos em papel e 16 origamis do motorista Antonio Conejo e 59 peças em vidro do hialotécnico Sinésio Lopes da Silva e 27 outras peças em vidro e biscuit de Sinézio e sua esposa Marina.

Toninho diz que começou a fazer arte ainda menino, quando aprendeu a trançar cestos em capim. Já adulto, resolveu aplicar a técnica em papel. “Passei a enrolar rolinhos de papel e a fazer o trançado. Papel reciclável que iria para o lixo passou a se transformar em obras de arte”. Enfatiza que não artesão profissional, mas um artesão de mãos ávidas por trançar e aprender os caminhos a que a criatividade o levar.

Sinésio iniciou com o artesanato em 2001, como complementação da renda familiar. Começou a fazer peças simples em vidro e, com o tempo, foi aprimorando a técnica e a criatividade, foi trabalhando com vidros em várias espessuras, cor, tipos. Diz que tudo isso se tornou um sonho possível de ser realizado pela boa sensação e uma verdadeira relação de satisfação ao criar e moldar cada peça.

Em setembro, a Exposição Moldando o Artesão apresentará fotografias dos servidores Afonso e Olimpio.

Os trabalhos de Toninho e Sinézio podem ser vistos, de quarta-feira (6) a 27 deste mês, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Museu da Bacia do Paraná, ao lado do prédio da Reitoria da UEM. Grupos podem agendar visitas também no horário noturno pelo telefone 3261-4294. 

 

Cerca de 200 pessoas vão participar do IV Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural. A iniciativa é fruto de um convênio entre a UEM e a Universidade de Alicante, na Espanha. As aulas serão ministradas por professores das duas universidades e profissionais da Cooperativa Integrada de Londrina, da Unioeste, da Cooperativa Agroindustrial de Palotina e da Coperativa Agroláctea de Maringá, permitindo o intercâmbio de experiências e conhecimentos.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM promove, de quinta-feira a sábado (7 a 9), espetáculos e workshops de sapateado dentro do evento Sapateia UEM. As apresentações dos grupos TAP (UEM), Ballet Regina Mundi (Maringá), Kateretéc (Registro/SP) e Grupo Pátio Andaluz (Presidente Prudente/SP) serão na Oficina de Teatro da UEM, com entrada franca ao público. Nos dias 7 e 8, o espetáculo começa às 20h30 e, no dia 9, às 20 horas e às 21h30.

A inscrição para os workshops termina na quinta-feira, no Bloco A-34. A participação, gratuita, é limitada a 20 vagas. Os três workshops serão realizados na sexta-feira, às 14 horas e às 16h30 e, no sábado, às 8h30, às 10h30 e às 14 horas. São eles: O Sapateado como Percussão para Músicos e Bailarinos; Sapateado Inter/Avançado; e Percussão – ritmos brasileiros (grooves e sincopas), samba e variações (afro-samba, bossa e choro), maracatu, maxixe, jongo, folia de reis, coco.

A promoção do Sapateia UEM leva assinatura também da Diretoria de Cultura e da Divisão de Artes Plásticas e Cênicas. Outras informações pelo fone 3261-3880.