A DAA informa que a renovação de matrícula dos alunos dos cursos de graduação para o ano letivo de 2009 deve ser efetuada a partir de amanhã, dia 18 até 5 de fevereiro ddo ano que vem, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.daa.uem.br, acessando o “Menu do Aluno” (http://www.npd.uem.br/daa/menualuno), link “Renovação de matrícula”.
Mais informações no Edital 24/2008-DAA, que pode ser acessado pelo link (http://www.daa.uem.br/editais/2008/024-2008-DAA.pdf).
NOTAS
Notas
Fundação seleciona bolsistas "técnicos extensionistas"
A Fundação Araucária, em parceria com a ApexBrasil e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior torna pública a abertura de processo seletivo para técnico extensionista.
É necessário que o candidato tenha curso superior completo, experiência profissional em empresas, assessoria ou consultoria. O objetivo é promover melhorias em produtos, processos e em gestão, para melhor competitividade de micro, pequenas e médias empresas dos setores de alimentação, de vestuário e metal-mecânico. A jornada é de 40 horas semanais e as atividades serão desenvolvidas em núcleos sediados, prioritariamente, em Maringá (vestuário), Londrina (vestuário e alimentação) e Curitiba (metal-mecânico). O valor da bolsa é de R$ 3.600,00, com duração de 12 meses e início em janeiro de 2009.
A inscrição deve ser feita até terça-feira da próxima semana (18). Os interessados devem enviar curriculum vitae, comprovando formação e experiência, indicando a cidade de atuação escolhida, para o seguinte endereço: Fundação Araucária - A/c Fernando Gimenez - Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEx – Av. Comendador Franco, 1341 - 80215-090 – Curitiba/PR.
Hemocentro precisa de doadores de sangue
O Hemocentro de Maringá precisa urgente de doadores de sangue em decorrência de emergência no Hospital Universitário. A doação pode ser de qualquer tipo sangüíneo. Os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, apresentar boa condição de saúde e não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas. Os doadores devem levar um documento com foto. O Hemocentro, localizado na Avenida Mandacaru, 1.600, está aberto até as 18h30 (não fecha para o almoço). Outras informações pelo fone 2101-9400.
Jantar dançante marca 30 anos de curso
Jantar dançante marca os 30 anos do curso de Processamento de Dados da Universidade Estadual de Maringá, que, desde 1998, mudou para Bacharelado em Informática. Atualmente, o curso conta com cerca de 230 alunos. Além desse, o Departamento de Informática da UEM oferece a graduação em Ciência da Computação. Os convites para o evento podem ser adquiridos com a professora Sandra até hoje (14), fone 9961-9957. O jantar será realizado amanhã, com a animação do grupo Boi, de Maringá.
Departamento de Educação Física promove mostra de brinquedos artesanais
Na quarta e quinta-feira da semana que vem (19 e 20), na cantina central da UEM, será realizada a III Mostra de Brinquedos Artesanais. O tema dessa edição será “Da Improdutividade à Revolução” e, paralelamente ao evento, estará acontecendo a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre, do Departamento de Educação Física da UEM.
As peças da Mostra foram produzidas pelos acadêmicos do terceiro ano de licenciatura, para a disciplina de Teorias do lazer. Após um aprofundamento teórico sobre o tema, os alunos planejaram e construíram os brinquedos. Depois, os levaram para a vivência com os sujeitos no campo investigativo e, posteriormente, realizaram uma análise final dos resultados.
Segundo o professor Rogério Massarotto de Oliveira, organizador do evento, o tema para a mostra deste ano foi escolhido para fazer menção às características dos brinquedos. “Utilizamos o termo ‘brinquedo improdutivo’ para fazer uma analogia ao que Karl Marx publicou sobre o trabalho produtivo e improdutivo”, explica. De acordo com o professor, os brinquedos improdutivos se apresentam como contra-hegemonicos.
Já os brinquedos revolucionários, além de serem contra-hegemonicos, apresentam também características que direcionam para a transformação do sistema capitalista para uma outra lógica social. “Eles buscam denunciar as questões orgânicas do modo de produção e reprodução do capital, para que a classe trabalhadora tenha condições de se organizar e lutar por melhores condições de vida”, declara.
Para quem se interessou, a III mostra de Brinquedos Artesanais e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre serão realizadas das 8 às 22 horas.
Capes contempla dois projetos apresentados pela UEM
A UEM teve dois projetos contemplados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa Observatório da Educação. As propostas apresentadas pelos programas de Pós-Graduação foram: Licenciatura em Ação – Repensando Práticas Pedagógicas e de Pesquisa, coordenada pelo professor Marco César Danhoni Neves, e Fatores Determinantes do Desempenho da Prova Brasil, coordenada pela professora Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori.
Foram apresentadas 60 propostas, sendo 39 de núcleos locais que são programas de pós-graduação stricto sensu que atuam isoladamente, e 21 propostas em núcleo de rede, que envolvem, pelo menos, três diferentes instituições de educação superior. Ao todo, 29 projetos foram selecionados.