Notas

O Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM obteve a melhor colocação entre as instituições públicas de Maringá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Sessenta alunos se inscreveram, mas 39 fizeram as provas. As médias na prova objetiva e redação + prova objetiva foram, respectivamente, de 60,44 e 59, 76. Com a correção de participação, as médias foram 59,99 e 59,46.

As médias nacionais foram de 44,015 (prova objetiva), 48,224 (redação e prova objetiva), 43,43 (prova objetiva com correção de participação) e 47,795 (redação e prova objetiva com correção de participação.

Segundo o diretor do CAP, Pedro Jorge de Freitas, a colocação do colégio é boa, mas pode ser melhorada. Nesse sentido, serão realizadas reuniões da direção com as coordenadoras pedagógicas e dos alunos com a Comissão Central do Vestibular Unificado. E desde o ano passado, está em processo uma reforma pedagógica profunda, que aborda desde a questão disciplinar até discussão com a Secretaria Estadual de Educação para fixação dos professores no colégio.

Freitas disse que está sendo feito um trabalho com os alunos para que participem tanto do Enem como do vestibular. Além disso, são oferecidas monitoria e salas de apoio para os alunos. Assim, os estudantes têm atividades de manhã e à tarde.

O CAP tem 870 alunos dos ensinos fundamental e médio, dos quais, 65 no terceiro ano do ensino médio.


  Entre os dias 14 e 18 deste mês, estarão abertas as inscrições para o programa de Bolsa-ensino 2008. A iniciativa destina-se à universitários a partir do 2º ano de qualquer curso de graduação na UEM, que participem de projetos de ensino. No dia 06 de maio o resultado da seleção será divulgado por meio de edital afixado na Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), bloco 11 – sala 13 e disponibilizado no site www.daa.uem.br. No período de 06 a 09 de maio os alunos selecionados assinam o termo de compromisso na DEG. Os interessados devem acessar o site www.daa.uem.br/arquivos, e preencher o formulário de inscrição.

O Centro Ciências Humanas, Letras e Artes e o Departamento de Psicologia da UEM oferecem o curso de especialização, Atenção à Família e à Comunidade, a partir de maio de 2008. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril, na coordenação de Pós-Graduação, no Bloco 118. Os objetivos são formar profissionais de alto nível, capacitados para o atendimento psicoterápico da família e para intervenções pontuais em famílias e comunidades em diferentes contexto; promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas acerca da família; e ainda analisar criticamente as questões contemporâneas relacionadas à família, comunidade e redes sociais.  O curso, de 547 horas/aula, oferece duas áreas de concentração.  No ato da matrícula o aluno deverá optar pela área de formação em psicoterapia familiar sistêmica, só permitida a psicólogos e psiquiatras, ou área de formação em intervenções sistêmicas na família e na comunidade. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras a partir das 18h40 e sábados de manhã e à tarde.

A especialização é destinada a psicólogos, psiquiatras, educadores, médicos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais, e outros profissionais da área de humanas e da saúde. Os candidatos serão selecionados por meio da análise do currículo. O investimento é de R$ 50,00 a inscrição e 28 parcelas de R$ 390,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4416 ou e-mail rgcmoraes@uem.br.
 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Escola de Governo do Paraná, inicia em maio a terceira turma de especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, coordenada pela professora do Departamento de Administração, Hilka Machado.

Os requisitos para realizar o curso são: ser servidor público ocupante de cargo de nível superior das carreiras do poder executivo do Estado ou militar do quadro de oficiais da Polícia Militar do Paraná; atuar em órgão da administração direta ou autárquica do poder executivo do Estado; e ter cumprido os três anos de estágio probatório.

O curso tem carga horária de 416 horas, com aulas às sextas-feiras e  sábados, manhã e tarde, no bloco C-23. O processo de seleção para as 35 vagas será pela análise de currículo. As inscrições vão até o dia 23 deste mês, no bloco C-23, sala 212, onde deverão ser entregues os documentos constantes no edital. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4906 e no site www.escoladegoverno.pr.gov.br.

 

 

Especialização em Geografia Regional e Ambiental do Paraná II. Este é o título do curso que o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE), da Universidade Estadual de Maringá, está oferecendo sob a coordenação da professora Marta Luzia de Souza.  
As aulas terão início no dia 31 de maio, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h10. As inscrições devem ser feitas de 22 a 30 deste mês. Outras informações no PGE, pelo telefone (44) 3261-4731; no e-mail sec-pge@uem.br; ou no site
http://www.pge.uem.br
 

A UEM oferece o curso de especialização em Automação Industrial, dirigido a engenheiros e graduados em áreas correlatas. O objetivo do curso é dar subsídios a esses profissionais na elaboração e implementação de sistemas integrados de automação industrial, que propiciam ganhos na qualidade do produto e na competitividade do mercado.

Os interessados têm até 5 de maio para se inscrever, já que o prazo foi prorrogado. Será exigida a entrega do formulário de inscrição preenchido, cópia autenticada do diploma de graduação ou documento equivalente, histórico escolar e currículo documentado. A seleção dos candidatos será baseada na análise do currículo.

Acesse o site http://www.deq.uem.br para outras informações ou ligue para (44) 3261-4778.

Procura-se uma estrela é uma peça teatral volta para conscientização sobre a importância do amor fraterno e da doação de medula óssea. A peça complementa as campanhas para cadastro de doadores voluntários de medula óssea realizadas pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Hemepar. Agora, por meio de um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a peça está sendo apresentada em universidades e faculdades do Paraná. Nos dias 9 e 10 deste mês, haverá apresentações às 12 e às 18 horas, em palco montado em frente ao Restaurante Universitário da UEM. Os atores são uma dupla de artistas acostumada a visitar pacientes em tratamento de leucemia no Hospital de Clínicas em Curitiba, que focam sua atenção na figura do doador. A realização é de Processo MultiArtes; texto e direção são de Adriano Esturilho; a produção, de Carolina Maia. O elenco é formado por Renato Perré, Rafael Barreiros e Carolina Maia. Outras informações pelo site www.pec.uem.br/dcu/cursos/medula.html.