Com inscrição aberta, evento busca promover o aprimoramento profissional e a integração entre os servidores da função
NOTAS
Notas
Aberta inscrição para bolsa pós-doc em projeto da Iniciativa Amazônia + 10
Bolsa de R$ 5.125,00 é válida por um ano (podendo ser prorrogada), e as inscrições são on-line na página do PPA
UEM é destaque no basquete e atletismo masculinos no Josuepar 2024
Além disso, a instituição teve 64% de participação de novos atletas nesta edição dos Jogos disputados em Londrina; veja galeria de fotos
Diretoria de Assuntos Comunitários da UEM realiza palestra para acadêmicos
Objetivo foi informar os alunos sobre os serviços disponíveis pela DCT, e também pela assistência social municipal
Lançada nova coletânea sobre Linguagens, Mídias e Tecnologias
Coletânea organizada por professores do Departamento de Letras da UEM está disponível para download
“Linguagens, Mídias e Tecnologias “Volume 2 (Pedro João Editores, 218 pp), coletânea organizada pelos professores Edson Carlos Romualdo e Juliana da Silveira, já está disponível para download. Ambos pertencem ao Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá.
A coletânea dá continuidade às publicações feitas no primeiro volume organizado juntamente com Elaine de Moraes Santos, professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS). Naquele volume, capítulos foram escritos por profissionais de diferentes estados e organizados em três grandes temáticas: o ensino e aprendizagem; as especificidades de diferentes mídias; e sujeitos marginalizados.
“Creio que o interesse pelo primeiro volume se deve ao fato de que as tecnologias têm interferido na forma de vida dos homens em sociedade e a necessidade de refletirmos sobre isso”, observa Romualdo. “As transformações decorrentes das novas tecnologias não são um fenômeno isolado, elas se encaixam em contextos sociais mais amplos, impactando a linguagem e as práticas comunicativas que, por sua vez, mudam as maneiras de nos relacionarmos com o mundo”.
O SEGUNDO VOLUME
Neste segundo volume, quatro grandes projetos interinstitucionais foram desenvolvidos. O primeiro denomina-se Linguística e formação de professores e “procura estudar as relações entre o saber linguístico e a formação dos docentes, promovendo uma interface entre o saber científico e o didático-pedagógico, pelo viés da transposição didática”.
Para tanto, analisa os padrões de exigência das diretrizes curriculares de licenciatura para formação de professores para os 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de currículos obrigatórios de formação de licenciaturas e os Parâmetros Curriculares Nacionais. “A realização do levantamento das questões deu-se por meio de entrevista com professores atuantes na rede de ensino, a análise de livros didáticos e a observação, a reflexão e o registro de situações-problema, visando à atuação do futuro licenciado em situações contextualizadas”.
Esse projeto teve sua continuação com o título “Linguística e formação de professores - Etapa II”, no qual foi dada a continuidade aos estudos realizados no primeiro projeto. “Porém, nessa etapa, buscamos promover uma interface entre o saber linguístico e o didático-pedagógico, contribuindo para a formação docente não só inicial (presencial e a distância) como também continuada por meio da preparação de material teórico-metodológico”, explica o professor.
“Como justificativa, tínhamos a constatação de que tanto os professores em serviço quanto os professores em formação inicial carecem de materiais e propostas teórico-metodológicas que viabilizem a prática pedagógica de Análise Linguística”.
A importância crescente das novas tecnologias, levou o grupo, agora com mais participantes, a propor um terceiro projeto, denominado “Gêneros discursivos, materiais didáticos e novas tecnologias”. É uma transição das questões dos dois primeiros projetos e a preocupação com as novas tecnologias no ensino e aprendizagem.
“Assim, procuramos discutir criticamente e analisar os gêneros discursivos, em especial aqueles que circulavam em ambientes digitais; a própria circulação de gêneros em ambientes digitais; os materiais didáticos digitais e não digitais e sua relação com as práticas pedagógicas; as práticas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais; propostas pedagógicas que utilizavam TICs; e diversos ambientes digitais”.
Finalmente, no último projeto “Linguagem, mídias e novas tecnologias”, os participantes mantiveram as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem e as novas tecnologias do antigo projeto, mas destacando a importância que os três pontos temáticos têm para a sociedade atual em geral e, mais especificamente, para questões relacionadas à interação social.
Câmara de Maringá homenageia biólogos da UEM com título de Mérito Comunitário
Entre os homenageados o professor Angelo Antonio Agostinho, primeiro colocado na classificação nacional na área de pesca