2024 09 07 Josuepar Basquete6947 2

Além disso, a instituição teve 64% de participação de novos atletas nesta edição dos Jogos disputados em Londrina; veja galeria de fotos

Mais uma vez a Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve expressiva participação nos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), quando conquistou o primeiro lugar nas modalidades do basquete (foto) e atletismo masculinos, além de ter elevado a participação de 48 para 78 atletas se comparado à edição anterior da competição.

Disputados de 6 a 8 deste mês, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a 27ª edição do Josuepar reuniu a participação de cerca de 500 servidores das sete universidades estaduais do Paraná: UEM, UEL, UEPG (Ponta Grossa), Unioeste (Cascavel), Unicentro (Guarapuava), Unespar (Paranavaí) e UENP (Jacarezinho)

A UEM foi representada por agentes universitários e docentes de diversos setores da instituição, incluindo 15 mulheres, 7 aposentados e 20 servidores que competiram pela primeira vez. Eles competiram em 12 modalidades esportivas: atletismo masculino e feminino, basquete masculino, beach tennis masculino, bolão feminino, canastra misto, corrida de 4 km masculino e feminino, futebol suíço masculino (categorias livre e máster 50+), natação masculino e feminino, sinuca misto, truco misto, voleibol masculino e feminino e xadrez misto, algumas delas com divisão de categorias por faixa etária (até 49 anos; de 50 a 59 anos; 60 ou acima).

O destaque deste ano foi para o basquete masculino, que voltou a ser campeão após algumas edições fora do posto mais alto do pódio. Liderado principalmente por professores e funcionários acima dos 50 e 60 anos de idade, e que competiram entre os mais jovens.

A Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) da UEM, responsável por selecionar os participantes e organizar as equipes que vão para os Jogos, parabeniza e agradece a todos os servidores, além de felicitar também os que auxiliam o setor liderando as equipes e agradecer o apoio incondicional da Reitoria para a efetiva participação nos Jogos. 

Os professores Adolpho Cardoso Amorim, Alexandre Miyaki de Silveira e o servidor Ricardo Henrique Bim, do Departamento de Educação Física (DEF) estiveram à frente da coordenação dos jogos. A vice-reitora Gisele Mendes compareceu na cerimônia de encerramento e acompanhou parte das competições. Nos próximos dias, a CDR deverá apresentar à gestão da UEM o troféu e as medalhas conquistados em Londrina. 

Segundo a coordenação, o objetivo é que o Josuepar sirva para estimular que todos continuem a prática esportiva regular durante o ano todo e que isso contribua para um estilo de vida mais saudável e feliz.

Desde já, os interessados em compor as equipes e participar dos treinamentos para a próxima edição podem entrar em contato com o setor pelo e-mail sec-cdr@uem.br

Em 2025 o Josuepar ocorrerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e está previsto para ocorrer de 2 a 5 de outubro em Foz do Iguaçu.