Cerimônia reuniu agentes públicos e privados de ciência, tecnologia e inovação da região na terça-feira (10)
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou, na terça-feira (10), a realização de parcerias com entidades promotoras de inovação a nível local, estadual e federal. A cerimônia, realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), reuniu gestores da Universidade e agentes públicos e privados de ciência, tecnologia e inovação.
O evento marcou a celebração de convênios entre a UEM e entidades locais, por meio de projetos financiados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Fundação Araucária (FA) no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). As iniciativas visam unir a Universidade ao mercado, fortalecer a criação de startups e fomentar a inovação em empresas consolidadas, bem como incentivar pesquisas desenvolvidas na UEM a se tornarem modelos de negócios.
Neste contexto, estiveram representados na cerimônia o Centro de Inovação de Maringá, o Hub de Saúde de Maringá, a Technospeed, a EVOA Aceleradora, o Instituto Unimed, o Parque de TI de Maringá, a Smart Space da UniCV, a Faculdade UMFG de Cianorte, o Centro de Inovação da Prefeitura de Cianorte e o Parque Tecnológico de Umuarama. Todas as entidades têm convênios com a Universidade para o fomento à inovação em diferentes áreas.
Além de Maringá, os câmpus regionais de Cianorte (CRC), Goioerê (CRG) e Umuarama (CAU) têm contribuído significativamente para o ecossistema local, com participação ativa de professores e diretores dos câmpus.
Também foi apresentado ao setor produtivo um acordo firmado entre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e a Wadhwani Foundation. A iniciativa, denominada Conectinova Powered by InovAtiva, visa criar oportunidades para que estudantes de graduação e pós-graduação da região acelerem e desenvolvam projetos no campo do empreendedorismo - saiba mais abaixo.
Durante a cerimônia, a Universidade convidou, ainda, representantes de novos ambientes de inovação de Maringá e região para a assinatura de um protocolo de intenções para novas parcerias. Por meio deste acordo, a UEM pode, por exemplo, apoiar o credenciamento das iniciativas junto ao Separtec, cujo edital foi aberto em julho.
De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a participação da academia nos ecossistemas de inovação é fundamental. “Inovação precisa de investimentos e eles têm vindo, majoritariamente, do Estado, que tem apoiado vários projetos. Por isso, o movimento da nossa gestão é de abertura, cada vez mais, da Universidade para a comunidade. Assim, poderemos criar ferramentas, construir pontes com a sociedade e produzir ensino, pesquisa e extensão consonantes com o que a população demanda”, afirmou.
Coordenadora do NIT/UEM, Keila de Souza Silva agradeceu o apoio da gestão universitária às iniciativas de inovação. “Para fazer as ideias acontecerem, é necessário ter coragem, perseverança, esperança, resiliência, foco, fé e cooperação. Não é fácil sair do mundo das ideias e colocar em prática algo que valha a pena para a sociedade. A inovação precisa de agilidade, e a Reitoria tem sido presente e atuante para que nossas pesquisas tragam inovação, desenvolvimento e crescimento”, relatou.
Também presente ao evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG/UEM), Mauro Ravagnani, reforçou a importância do estreitamento de laços entre a UEM e o setor produtivo, por meio de entidades como a Acim. “É um momento muito importante para a UEM no sentido de se aproximar mais da sociedade e das comunidades de Maringá e região. Embora tenhamos limitações, procuramos, com bastante esforço, suprir essa necessidade e buscar um contato cada vez mais próximo com a comunidade, porque esse é o papel da Universidade”, frisou.
Além das autoridades citadas, a mesa de honra da solenidade foi composta, ainda, pelo representante da fundação Certi e da Wadhwani Foundation, André Ribas Pereira, e pela gerente de pesquisa e desenvolvimento da FA, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que representou, na cerimônia, o secretário estadual da Seti, Aldo Nelson Bona, e o presidente da FA, Ramiro Wahrhaftig.
Conectiva Powered by InovAtiva
A parceria do NIT/UEM com o MDIC visa contribuir para a aceleração e o desenvolvimento de até 25 projetos promissores na área do empreendedorismo, por meio de um programa ofertado pelas fundações Certi e Wadhwani. As iniciativas inscritas podem ser ideias em fase de criação ou mesmo propostas já em etapas de validação.
O regulamento permite a submissão de projetos de alunos de graduação e pós-graduação de todos os câmpus UEM, bem como de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Podem participar estudantes das cidades de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Umuarama, Londrina, Campo Mourão, Paranavaí, Marialva, Sarandi, Santa Fé, Munhoz de Melo, Paiçandu, Nova Esperança e Iguatemi.
Conforme o representante das fundações Certi e Wadhwani no evento, André Ribas Pereira, um dos objetivos da ação é fortalecer o ecossistema de inovação da região. “Faço uma analogia de que o empreendedor é como um malabarista, que está sempre buscando movimentos novos. Se os malabaristas têm uma rede de proteção sob eles, para que possam se arriscar de fato, qual é a rede de proteção do empreendedor? É o ecossistema de inovação, que precisa ser consistente e ter atores conectados. E o InovAtiva é uma semente para isso aqui na região de Maringá”, comentou.
As inscrições para o Conectiva Powered by InovAtiva estão abertas e vão até o próximo dia 19. Para se candidatar, basta acessar o site do InovAtiva e preencher o formulário de inscrição.
Os participantes selecionados para o programa poderão interagir com empresários, gestores de inovação e especialistas em modelagem de ideias, que atuarão como mentores. Essas mentorias ajudarão os estudantes na estruturação das iniciativas e na preparação para os desafios do mercado.
Além disso, o programa oferece acesso a uma rede de contatos composta por profissionais experientes e investidores. As mentorias, orientações e capacitações serão desenvolvidas ao longo de dez semanas, a partir de outubro.
A Fundação Certi é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para iniciativa privada, governo e terceiro setor, desde 1986. A organização atuou na criação da primeira incubadora de empresas no Brasil, idealizou o primeiro Parque Tecnológico brasileiro e mais recentemente, lançou o primeiro programa de incubação de hardware do Brasil, a Hards, focado no desenvolvimento de software, sistemas embarcados e hardware. A Certi também já foi reconhecida com os prêmios Melhor Incubadora do Ano, Melhor Projeto para a Promoção do Empreendedorismo Inovador, Von Martius de Sustentabilidade, Finep de Inovação Tecnológica - Nacional, dentre outros.
Já a Wadhwani Foundation é uma fundação global que já capacitou mais de 6 milhões de estudantes em empreendedorismo e inovação. Com atuação em mais de 15 países, incluindo Estados Unidos, China, Índia, México e África do Sul, a Wadhwani se dedica a promover o crescimento econômico e a geração de empregos por meio do empreendedorismo.
Para mais informações, é possível acessar o site do InovAtiva ou consultar a matéria publicada anteriormente no site Notícias UEM.
Paraná Faz Ciência
Ao final da cerimônia, a UEM apresentou aos presentes o evento Paraná Faz Ciência 2024, que será sediado na UEM.
O reitor, Leandro Vanalli, convidou gestores públicos, empresários e o setor produtivo em geral a participar da programação. “Vamos apresentar diversas novidades em relação a ciência, tecnologia e inovação no estado do Paraná, bem como tudo aquilo que a UEM e todas as universidades estaduais têm produzido neste sentido. Vai ser um grande evento, e esperamos todos vocês no câmpus da UEM”, disse.
O Paraná Faz Ciência 2024 ocorre de 7 a 11 de outubro, no câmpus sede da UEM. O evento anual é promovido pela Seti e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O tema da programação deste ano é Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade. Neste momento, estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos dos eixos 3, 4 e 5 - Visitas Técnicas; Oficinas; e Cultura e Arte. O prazo vai até a próxima segunda-feira (16).
Presenças
A cerimônia realizada na sede da Acim também contou com as presenças do ex-reitor da UEM, Décio Sperandio; do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento; do diretor de Pesquisa da PPG/UEM, Marcos Luciano Bruschi; do diretor de Projetos e Convênios da PLD, Carlos Alexandre Volpato; do diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni; do diretor do CRC, Ângelo Alves da Silva; do diretor do CRG, Washington Luiz Félix Santos; do diretor do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte, Marcos Paulo Alberto Pereira; do representante do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo; e do técnico administrativo do NIT/UEM, Angelo José Marcolino Júnior.
Também estiveram presentes demais autoridades, gestores públicos municipais e estaduais de inovação, empresários, estudantes, representantes da sociedade civil e profissionais da imprensa, além de demais convidados.