Agostinho

Entre os homenageados o professor Angelo Antonio Agostinho, primeiro colocado na classificação nacional na área de pesca

Foto: Marcos Oliveira/CMM

Nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Maringá (CMM) realizou uma sessão solene em homenagem aos biólogos e biólogas, celebrando os 45 anos da lei que regulamenta a profissão. Durante a cerimônia, foram entregues o título de Mérito Comunitário e o Brasão do Município ao biólogo Angelo Antonio Agostinho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à comunidade maringaense.

Também foram concedidos o título de Mérito Comunitário à bióloga Lídia Maria da Fonseca Maróstica, conselheira do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região (CRBio-07), e ao biólogo Wladimir Marques Domingues, ex-conselheiro do CRBio-07. A proposição das homenagens foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT).

A atuação dos biólogos é vasta, abrangendo áreas como Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Seus campos de atuação incluem bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre outros.

Angelo Antonio Agostinho é o primeiro colocado na classificação nacional na área de pesca e ocupa a 115ª posição no ranking "Updated Science-Wide Author Databases of Standardized Citation Indicators", publicado em 2023 pela Editora Elsevier. Este ranking resulta da avaliação de produções científicas de mais de 400 mil pesquisadores de instituições globais, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, coordenados pelo professor John Ioannidis.

Além disso, em março deste ano, Agostinho se destacou pelo ranking internacional Alper-Doger Scientific Index, sendo reconhecido como o melhor pesquisador da UEM. Ele é um dos principais pesquisadores em Biologia da Conservação na América do Sul.

Embora já aposentado, Agostinho continua atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), o único programa de pós-graduação da UEM com nota máxima 7 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele também contribui para o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia).

Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado em Zoologia e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, Agostinho recebeu o título de Pesquisador Sênior por recomendação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A UEM possui diversos projetos relevantes, como o Nupélia, que abriga o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD/CNPq) e o projeto de extensão SOS Riachos, realizado pelo PEA com o apoio do Nupélia para a conservação dos riachos de Maringá. Destacam-se também o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos (Fundação Araucária) e o curso de Ciências Biológicas, vinculado ao Departamento de Biologia (DBI).

Wladimir Marques Domingues é graduado em Ciências Biológicas pela UEM (1988), mestre em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela UEM (1994) e doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela UEM (2003). Ele é biólogo do Nupélia da UEM e possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Peixes, atuando principalmente em temas como composição ictiofaunística, córregos urbanos, assembleia de peixes e reservatórios.

Lídia Maróstica é funcionária da Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), mestre em Geografia com ênfase em Análise Regional e Meio Ambiente pela UEM e autora do livro "Gestão Ambiental Municipal Sustentável". Ela já ocupou cargos como conselheira do conselho municipal de defesa do meio ambiente e conselheira estadual do comitê de bacias dos rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 (CBH Piraponema 3 e 4). Atuou como Secretária Municipal do Meio Ambiente de Maringá e é conselheira dos conselhos CRBio-03, CRBio-07 e CFBio. Tem experiência nas áreas de Gestão Ambiental Urbana, Manejo de Áreas Verdes Urbanas e Biologia de Animais Silvestres.

Representando os homenageados, o professor Angelo Agostinho agradeceu a todos os presentes e aos biólogos, expressando profunda gratidão pela homenagem. Ele ressaltou que sua carreira não teria o mesmo sentido sem a colaboração dos colegas e dos alunos, a quem atribui grande parte do seu sucesso. Agostinho também destacou a importância da UEM em sua trajetória desde 1976 e afirmou que a homenagem serve como incentivo a todos que o apoiaram.