Mostra acontece em Curitiba e vai reunir produções audiovisuais de todo o País; diretor concedeu entrevista à UEM FM
O curta-metragem maringaense “Água Mole, Dedo Duro…” é uma das 15 produções do Paraná selecionadas para a 7ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro. O filme foi dirigido por Pedro Nascimento, aluno egresso do curso de Comunicação e Multimeios.
Em entrevista para a Rádio UEM FM, Nascimento contou que originalmente realizou um filme de 20 minutos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porém, como os festivais universitários não aceitam filmes meio longos, ele fez uma versão para quatro minutos. “E aí, já na concepção do roteiro, eu mesmo inseri uma sequência que tivesse começo, meio e fim. Ela funcionava independentemente do resto da história”, revelou.
O curta mostra uma menina que está pedalando numa paisagem rural até o horizonte sem fim. Ela sente calor, o sol está quente, A personagem acaba encontrando um copo largado em cima de uma mesa, deixado no meio da trilha que ela está fazendo. A menina tem sede, mas o copo está vazio.
“Isolada da civilização, sob um sol escaldante, ela vai descobrir o verdadeiro preço de suas vontades”, explica do diretor na sinopse do curta-metragem. Confira aqui entrevista de Pedro Nascimento.
Entre os curtas-metragens selecionados, estão produções que abordam temas sociais, como consciência ambiental, proteção à mulher, racismo, religião, entre outros, assim como obras de ficção.
As produções escolhidas pelo Júri oficial do festival e pelo Júri Universitário na Mostra Competitiva, assim como o projeto vencedor do Metrô Lab serão revelados na cerimônia de encerramento do Metrô, no dia 1º de setembro.
A exibição de “Água Mole, Dedo Duro…” será no dia 31 de agosto, dentro da Mostra Competitiva 4, no período da tarde, na Cinemateca de Curitiba (rua Pres. Carlos de Carvalho, 1.174, bairro São Francisco). As exibições de todos os curtas serão seguidas por debates com os realizadores.
Além do representante da UEM, o Paraná tem produções oriundas das seguintes instituições:
■ Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com “Transurbano”, “Próxima Parada”, “As Janelas me Diziam que os Carros Cor de Lembrança Ainda Percorriam as Movimentadas Ruas do Esquecimento”, “Sorriso Amarelo”, “Careta”, “Normal A Ditar”, “Ode ao Divagar”, “Sangue, Açúcar”;
■ Universidade Federal do Paraná (UFPR), com “Ladeira Abaixo”;
■ Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com “Combustão Espontânea” e “Sobrecarga”;
■ Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com “Transa e Fronteira” e “A Hiper-realidade de Lilico”;
■ Instituto Federal do Paraná (IFPR), com “Rejunte”;
Serviço
A 7ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo no Paraná. Acompanhe as novidades pelo site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário . A entrevista com o diretor Pedro Nascimento está no Spotfy da Radio UEM FM.