Imunizante é conhecido por deixar uma pequena cicatriz no braço onde foi aplicado
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou hoje (22) a aplicação da vacina BCG em todos os recém-nascidos da unidade. A maternidade, que realiza em média 180 partos por mês, aplica o imunizante, que protege contra formas graves da tuberculose, antes da alta hospitalar.
A maternidade do HUM, que ampliou sua capacidade de atendimentos no início deste ano, é a maior com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de toda região noroeste do Paraná, contando atualmente com 30 leitos. Em Maringá, apenas a Santa Casa também irá aplicar a vacina na maternidade.
A iniciativa atende a estratégia da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para a implementação da vacina nas 24 maternidades de alto risco pertencentes ao Estado. No final de julho, os profissionais do setor materno-infantil do HUM receberam treinamento para poderem administrar o imunizante.
"A vacinação será aplicada nos recém-nascidos com peso maior que 2 quilos. O imunizante deixará uma marquinha no braço e é importante destacar que não há a necessidade de medicamento ou curativo no local, pois trata-se de uma resposta esperada e normal", explica Lorenna Monteschio, chefe de enfermagem materno-infantil.