Maria Luiza

Professora do Departamento de Zootecnia (DZO) é reconhecida por seus significativos avanços na aquicultura brasileira

Foto: Marquinhos Oliveira/CMM 

Nesta terça-feira (20), durante a sessão ordinária no plenário da Câmara de Maringá, a professora Maria Luiza Rodrigues de Souza, do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi agraciada com o título de Mérito Comunitário. O reconhecimento é por seus significativos avanços na aquicultura brasileira. A proposta foi elaborada pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT).

Maria Luiza Rodrigues de Souza é graduada em Zootecnia pela UEM (1984), possui mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Aquicultura pela mesma instituição (2003). Atualmente, é professora associada nível C no DZO da UEM. Sua experiência abrange Aquicultura e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos e Subprodutos de Origem Animal. Seu trabalho envolve o desenvolvimento e aplicação de técnicas de processamento de produtos e subprodutos de origem animal, como filetagem de peixes, defumação de pescado, aproveitamento de subprodutos do pescado, curtimento de peles de animais de pequeno e médio porte (como peixe, rã, aves, coelho, caprinos e ovinos), fibras colágenas, testes de resistência das peles e couros, e análise da composição centesimal e dos ácidos graxos.

Para a professora Maria Luiza, “essa homenagem é uma forma de reconhecimento de tantos anos dedicados à UEM, na docência, pesquisa e extensão, ministrando aulas e cursos, proferindo palestras no Brasil e no exterior, dando entrevistas na TV, publicando artigos em revistas de alto impacto e recebendo prêmios, levando o nome da nossa querida Universidade e mostrando o que fazemos aqui”.

Ela também destacou: “Sou, com muito orgulho, mais uma das mulheres que atuam diretamente na formação profissional e na produção de ciência e conhecimento com o objetivo de trazer mais benefícios à nossa sociedade”.

Souza conclui dizendo que seu trabalho é motivado pelo prazer de criar e contribuir com a sociedade, dedicando-se à educação e ao ensino, ajudando seus alunos a encontrar seu caminho. “Confesso que isso é uma das razões que me estimula a prosseguir na caminhada de ensino e pesquisa, e não me aposentar até o presente momento”, afirmou.