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UEM está entre instituições representadas na 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma comitiva do Governo do Paraná participa, ao longo desta semana, da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI 2024). O evento, em Brasília-DF, visa discutir a elaboração de uma nova estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para os próximos 10 anos. 

A conferência começou na terça-feira (30) e segue até quinta (1º), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Ao longo dos três dias de programação, estão previstos 27 debates simultâneos e 24 sessões plenárias sobre os principais temas da conferência, com transmissão em tempo real pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no YouTube. Neste período, os interessados podem propor recomendações de políticas públicas em uma plataforma online.

Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a participação da UEM na CNCTI 2024 também contribui para a divulgação científica dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos na Universidade. “A presença da UEM nesta 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação tem uma importância estratégica, por representar todo o conjunto de ações de pesquisa, ciência e tecnologia que temos feito em nosso estado. Estar aqui é uma alegria muito grande, divulgando aquilo que fazemos de melhor na UEM. Parabéns à nossa comunidade científica, que tão bem representa a Universidade em todas as áreas do conhecimento”, destacou.

Além de Vanalli, também representam a UEM no evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Ravagnani, a diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti, e a coordenadora de projetos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), Débora Sant’ana, bem como professores de diferentes departamentos da instituição. A comitiva paranaense é liderada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona.

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Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Ravagnani, e reitor, Leandro Vanalli, estão entre representantes da UEM na CNCTI 2024

 

Fomento

Em abril, por meio da Seti e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), o governo do Paraná organizou, em Curitiba, as conferências estadual e regional Sul. Os dois eventos contaram com o apoio da Fundação Araucária e de instituições paranaenses de ensino superior públicas e privadas. A etapa regional também teve a parceria dos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Durante a Conferência Regional Sul, mais de mil pessoas da comunidade científica e do setor produtivo empresarial dos três estados elencaram 58 recomendações de curto, médio e longo prazo para a nova estratégia nacional de CTI. Os temas de destaque foram o desenvolvimento social, a educação, a pesquisa e a articulação de ações de ciência, tecnologia e inovação. A temática desenvolvimento social representou 56% dos debates da etapa regional Sul.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, apresentou um dos painéis da conferência nacional sobre oportunidades para o setor e reforçou a importância de descentralizar o fomento à ciência e tecnologia no Brasil. “No Paraná, a sinergia entre os setores produtivos acadêmico e empresarial tem fornecido uma base sólida para a política estadual de ciência, tecnologia e inovação, permitindo que o estado avance de maneira estruturada e coerente”, afirmou.

Neste sentido, a professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, do Departamento de Informática (DIN) da UEM, participou de um painel que abordou as perspectivas para a indústria de semicondutores no Brasil. “Destacamos a importância de investir em talentos para o futuro e a formação de projetistas de hardware e software, além da formação continuada de professores e estudantes nas áreas de inteligência artificial, computação quântica, internet dos drones, internet das coisas, robótica, metaverso, jogos, prótese biônicas e outras áreas correlatas”, relatou.

A docente atua como articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy, uma iniciativa paranaense que busca inserir crianças e adolescentes nos campos de ciência e tecnologia, principalmente alunos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social. Com apoio do Estado, a ação envolve atividades de pesquisa, extensão e inovação em robótica, drones, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT).

 

Novas diretrizes

O debate da nova estratégia nacional de CTI contempla quatro eixos temáticos discutidos em mais de 270 reuniões preparatórias em todo o Brasil entre dezembro de 2023 e maio deste ano. Os eixos são desenvolvimento social; programas e projetos estratégicos; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação empresarial; e expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os encontros preparatórios reuniram mais de 100 mil estudantes, professores, pesquisadores, empresários, representantes de movimentos sociais e agentes públicos, de forma presencial e remota. Entre as prioridades das etapas, houve destaque para as ações voltadas ao desenvolvimento social. A síntese das propostas está disponível num e-book publicado pelo MCTI.

Na cerimônia de abertura da CNCTI 2024, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia também entregou a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O documento apresenta diretrizes para a aplicação da IA no País para posicionar o Brasil de forma competitiva no cenário global nesse campo, e incentiva a cooperação internacional em pesquisas.

O intuito é integrar a Inteligência Artificial ao desenvolvimento socioeconômico e estabelecer um ambiente propício para a inovação tecnológica em áreas como saúde, agricultura, indústria, segurança pública e serviços públicos. O plano enfatiza a importância de desenvolver e aplicar IA de maneira ética, respeitando os direitos humanos e aspectos de transparência e segurança. Um dos focos é incentivar a inclusão de disciplinas relacionadas a IA em todos os níveis de ensino, promovendo a formação de profissionais qualificados.

*Com informações de Seti e Agência Estadual de Notícias