2024 07 20 Arraiá da UEM 97 de 109

Festa aberta para toda a comunidade contou com três bandas ao vivo, comidas típicas, quadrilha e muita animação

Galeria de imagens

Uma autêntica festa Julhina com direito a muita comida, música, dança e três bandas ao vivo.  Foi assim o “Arraiá da UEM” no último sábado (20), no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A adesão da comunidade, tanto interna como externa, já garante projeções de expansão do evento no ano que vem.

“No momento que a gente começa a ter a universidade para toda comunidade, com atividades artísticas e culturais , sobretudo relacionadas  às celebrações populares.  Conseguimos agregar muitas pessoas. Foi uma festa para crianças, adultos, pessoas da terceira idade, professores, alunos e técnicos administrativos”, comemora André Rosa, diretor de Cultura da UEM.

Ele lembra que o trabalho do Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi imprescindível para o êxito do arraiá. Essas parcerias têm se solidificado com outros eventos dentro do selo “Ocupa UEM”, como ocorreu o com o Festival Hip Hop na Facul, e vai se intensificar com a Semana de Artes da UEM (SAU).  A oitava edição da SAU vai ocorrer junto com a I Conferência de Cultura, de 5 a 9 de agosto, no campus sede da universidade.

A Vice-reitora Gisele Mendes também comemorou o sucesso do Arraiá e ressaltou a importância desse congraçamento.  “É importante a UEM estar presente nas atividades culturais como forma de mostrar sua abertura para toda a comunidade. Foi bonito observar o entrosamento dos participantes num ambiente plural e inclusivo”.

A festa foi prestigiada também pelo pró-reitor de Extensão e Cultura Rafael da Silva, diretor do DCE Gabriel Ramos, pela Chefe de Gabinete Profa. Maria Luísa Furlan Costa e pró-reitor de Ensino Marcos Vinicius Francisco.

A Festa Julhina integrou dos participantes do Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia que ocorreu no fim de semana na UEM. Eles cantaram e dançaram ao som das bandas Clube das Quina e Cumadre Sebastiana. A festa até incluiu um grupo de rock.  Artistas e entidades estudantis promoveram uma feirinha expondo seus trabalhos com diversos produtos. Na gastronomia, além das comidas típicas, o Arraiá contou com Food Trucks.