Diplomas contemplam os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito
Na continuação das celebrações emocionantes, foi realizada a segunda solenidade de colação de grau dos formandos de 2023, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (8), no Centro de Eventos Paraná Expo, 321 graduados receberam diplomas de conclusão de curso em quatro cursos ligados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Participaram cerca 2.200 pessoas e 2.300 acompanharam a transmissão ao vivo do evento no canal da TV UEM no YouTube e nas redes sociais. O vídeo está disponível neste link.
Os diplomas entregues aos recém-formados contemplam os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Eles passam a compor o rol dos 82.600 graduados pela instituição.
A solenidade foi presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli. A mesa foi composta pela vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho, pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e a paraninfa dos formandos do CSA, a professora Ana Cristina Lima Couto. A celebração foi conduzida pelos cerimonialistas Giselle Moraes e Marcelo Galdioli.
A cerimônia de ontem foi a segunda de uma série de nove solenidades de colação de grau dos concluintes 2023 da UEM, que serão realizadas em Maringá e em cinco câmpus regionais até o final de maio. Hoje (9), a partir das 19h, no mesmo local, serão graduados os estudantes do Centro de Tecnologia (CTC) e na sexta-feira (10), os do Centro de Ciências Humanas (CCH).
O reitor agradeceu a presença de todos os familiares e convidados, e falou aos recém formados que “hoje vocês saem da UEM como egressos, mas certamente a UEM nunca sairá de dentro de vocês, nem da mente de vocês”.
Vanalli deixou uma mensagem para os novos profissionais “vocês serão agentes de transformação, onde quer que estejam, serão lideranças, serão pessoas que estarão no foco, porque são pessoas importantes. Recebam hoje um diploma, que é um bem, ainda alcançado por uma parcela significativamente pequena da nossa população. Lidem com seus desafios e aprendam com as experiências. Desejo a todos vocês, em nome da UEM, um futuro brilhante. E saibam que vocês sempre levarão a marca UEM” concluiu.
Em seu discurso, a vice-reitora Gisele Mendes comparou a UEM a um corpo humano. Ela afirmou: “Se a UEM funciona como um todo orgânico, vocês, graduandos, fazem parte do coração dela e permanecerão eternamente. O símbolo da UEM ficará marcado para sempre em suas vidas, não apenas nos seus diplomas, pois vocês são filhos dela e serão eternamente. O amor de mãe nunca se acaba, e o coração de mãe é infinito. Já são mais de 82 mil filhos e filhas formados pela nossa instituição”.
Ao encerrar, a vice-reitora parabenizou os familiares “vocês também estão recebendo um certificado da Universidade Estadual de Maringá, sem vocês eles não estariam aqui nesse lindo palco concluindo essa etapa importantíssima de sua trajetória, vocês estudantes, bem como os nossos professores e técnicos, em nenhum momento deixaram que a nossa universidade fosse uma paciente que entrasse num estado terminal, ao contrário, garantiram que tivesse uma boa saúde, que seguisse respirando, forte, segura, cada vez mais pujante, se expandindo e consolidando, tal como o corpo vivo, cujo coração, nunca para de bater. Porque essa é a nossa marca, um coração que pulsa eternamente por vocês. Parabéns e muito obrigada. A UEM ama vocês e vocês sempre vão amar também a UEM”.
Laureados
Treze neograduados foram destaques em seus cursos por seus méritos acadêmicos e receberam diploma especial de láurea acadêmica. São eles: Curso de Ciências Contábeis: Bianca Martins Knap, Eloisa da Silva Sartori, Kelly Beatriz Galdino Lucio, Leticia Maria Schienemeir; Ciências Econômicas, Débora da Silva Antonio, José Antonio dos Santos Rocha, Luiza Dorneles Zanatta; Direito, Carolina Ota Mussolini, Deborah Lie Kay Ando, Júlia Crubellate, Loyara Tenedine Pasquini, Lucas do Nascimento Fahur e Vitória Manuele Vaz Calixto.
Neograduados
A Assessoria de Comunicação da UEM entrevistou mais alguns estudantes. O recém-formado em Direito, Luciano Carvalho Mucio, também graduado pela UEM em Administração, que conquistou uma vaga na instituição pelo sistema de cotas reservadas a pessoas com deficiência (PcDs).
Ele agradeceu a ajuda de todos profissionais que passaram em sua vida, no seu processo dentro da universidade, em especial a ajuda da UEM, “tenho que agradecer publicamente o pessoal da segurança, que todos os dias quando chegava com meu carro, o pessoal vinha lá, me tirava, ajudava a tirar a cadeira de roda, me auxiliava nesse sentido. Minha família também auxiliou em tudo, e a instituição, o bloco com acessibilidade, elevador, perfeito para mim, senti-me integrado e apoiado”.
Mucio falou de suas expectativas como recém-graduado, “é sempre legal a gente se formar, a expectativa é começar uma nova profissão com essa graduação que foi feita, e seguir a vida da melhor forma, de ter uma vida melhor e fazer o melhor para a sociedade”.
Emocionada a formanda em Ciências Contábeis, Giovana Moraes falou que se sentia muito feliz e aliviada por ter terminado esse ciclo, “foi difícil chegar até aqui, mas valeu a pena, com certeza, e eu fico muito grata a todos”.
Moraes comentou da importância de sua família para esse momento, “minha família foi muito importante nesse processo. Minha mãe não está aqui hoje mais entre a gente, mas ela foi a pessoa principal para que eu estivesse aqui hoje, me ajudou com os custos para eu vir para cá, porque eu sou de Mandaguari (32 km de Maringá), então com certeza eu devo isso a ela, a minha avó, a minha família, com certeza que me ajudou até aqui”.
Para o graduando em Ciências Econômicas, Gabriel Defendi Tezzei, afirmou “essa nova fase é meio complicado de falar, porque a expectativa é grande, é uma nova vida, a parte da faculdade foi incrível, toda a parte do curso, da convivência, e a sensação que fica é de uma nova mudança, é uma nova fase, a gente não sabe bem o que esperar, mas é empolgante por ter se encerrado uma e começado uma nova agora”.
Estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades: a professora e chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa; representando o presidente da Câmara Municipal de Maringá, a vereadora Ana Lúcia Rodrigues; representando o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Glicério Rampazo; pelo Conselho Regional de Administração do Paraná, Lenon Marcato; representando o chefe da Polícia Rodoviária inspetor Pedro Faria, Henrique II; o presidente da Associação dos Docentes da UEM, Jaime Graciano Trintim; o professor e pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco; o Assessor de Comunicação Social, Elias Gomes de Paula; o diretor de Assuntos Acadêmicos, Hugo Alex da Silva; o professor e diretor do Centro de Ciências Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; a professora e diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lílian Akemi Kato; o professor e diretor adjunto do CSA, João Marcelo Crubellate e a professora e diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Erica Fernandes Alves.
Um agradecimento especial pelas apresentações da Orquestra de Câmara e Coro Escola Universitário da UEM por abrilhantarem a cerimônia, em especial, aos professores Pedro Ludwig e Andréia Anhezini.
Formaturas nos Câmpus Regionais
O período de colações de grau dos câmpus regionais da UEM terá início em 16 de maio, quinta-feira, com a formatura dos estudantes do Câmpus Regional de Goioerê (CRG). A cerimônia será na Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (Acig).
No dia seguinte, em 17 de maio, o Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV) celebra a graduação de seus estudantes, em cerimônia marcada para o Auditório do Sesc/Senac, em Ivaiporã.
Já na quarta-feira da semana seguinte, dia 22 de maio, o Câmpus Regional do Arenito (CAR) recebe a solenidade de formatura. O evento será realizado no próprio câmpus, em Cidade Gaúcha.
Para os concluintes de cursos do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), a colação de grau está marcada para o dia 23 de maio, quinta-feira, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama.
Por fim, no Cianorte Clube, os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colam grau em sessão solene no dia 24 de maio, sexta-feira. Assim como as cerimônias em Maringá, os eventos relativos aos câmpus regionais da UEM começam às 19h.