lab zootecnia 1Reforma contou com apoio de docentes e servidores do DZO; projetos de extensão devem ser retomados no local

Galeria de Imagens

O Laboratório de Nutrição Animal e Análise de Alimentos (Lana), localizado no Bloco J57, sala 12, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi reinaugurado na manhã de segunda-feira (6). A reforma integral da estrutura do laboratório do Departamento de Zootecnia (DZO) contou com o trabalho e investimento cooperativo dos docentes usuários do laboratório, além da colaboração da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU) com a mão de obra do serviço de pintura.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Zootecnia, Leandro Castilha, o Lana e seus anexos foram totalmente reformados. “O trabalho em equipe, colaborativo, dos integrantes do departamento foi fundamental para a melhoria nas condições de trabalho”, frisa Castilha. Cerca de 20 pessoas, entre docentes e servidores, contribuíram com as despesas, avaliadas em R$ 12 mil.

lab zootecnia 3Com a reforma do Lana, Castilha afirma que o próximo passo será o retorno dos projetos de extensão, oferecendo serviços à comunidade. “A gente não tinha condições de fazer este atendimento. Agora, com a reforma estrutural, vamos voltar. Só precisamos de mais investimentos em insumos e que os alunos passem a desenvolver o espírito de pertencimento do local, tomando cuidado com a estrutura e equipamentos para sua manutenção”, diz o coordenador. Para isso, está sendo elaborada uma instrução normativa para o uso do Lana.

“Eu gostaria de destacar que, por aqui passam as pesquisas da Biologia, Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola, já tivemos parcerias interinstitucionais com outras universidades estaduais ou privadas. É um laboratório multiusuário não só para várias análises, mas também para diversas áreas do conhecimento. Sem este laboratório, não teríamos alcançado o nível de excelência que hoje entregamos na formação de recursos humanos para o campo”, conclui Castilha.

lab zootecnia 2A primeira monitora do Lana, Claudete Regina Alcalde, professora do DZO há 27 anos, participou da reinauguração do espaço e relembrou o início dos trabalhos no local, a interação que existia com os produtores de Maringá e região nas pesquisas, projetos e análises de alimentos. “O meu treinamento, nos anos de 1984 e 1985, foi muito importante porque quando você dá monitoria, você também está aprendendo. Esta experiência foi fundamental para a minha formação na pós-graduação porque até meus orientadores de mestrado e doutorado me dispensaram da disciplina de análise de alimentos porque eu já tinha feito monitoria neste laboratório, mas eu insisti porque eu poderia ajudar meus colegas. Então veio essa lembrança, uma grande emoção de ver tudo organizado da forma que ele está novamente, totalmente renovado”, sintetiza Alcalde.

No Lana, são realizadas as análises de componentes quantitativos e qualitativos de alimentos, ingredientes, aditivos e rações para animais, bem como carcaça, carne, leite, mel, fezes, urina, excretas, sangue e outros tipos de amostras de interesse científicos na área das Ciências Agrárias e outras.