IA

Objetivo é estabelecer os novos desafios da Educação diante da emergência das IAs em todos os setores do viver humano

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá realizará, na segunda-feira (29), no Anfiteatro do Bloco F-67, a palestra e aula magna intitulada "Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: a Base da Nova Educação". 

A massificação da Inteligência Artificial (IA) é um fenômeno contemporâneo que não apenas transforma nosso estilo de vida, mas também levanta questões éticas cruciais, como privacidade, vieses algorítmicos e transparência em seu funcionamento. Apesar de parecer imperceptível em nosso cotidiano, a IA já impacta significativamente nossa qualidade de vida. Essa tecnologia tem o potencial de se tornar onipresente e se confundir com a própria noção de civilização. Nesse contexto, o objetivo da palestra é estabelecer os novos desafios da Educação e o pensamento crítico diante da emergência das Inteligências Artificiais em todos os setores do viver humano. 

Considerando esse desafio, o PCM promove a aula magna que será conduzida pelo professor Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

As inscrições podem ser feitas por meio deste link até o dia da aula magna. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu da área de Ciências (Física, Química, Matemática, Biologia), de Pedagogia, História, Sociologia, Informática e para o público apreciador. 

Pedro Paulo Ayrosa é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2001), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação também pela UFRJ/COPPE (1992) e bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 1988). Atualmente, é professor associado na UEL, com experiência no ensino de graduação, especialização e mestrado em Ciência da Computação. Além disso, já foi membro do conselho editorial da Editora da UEL (Eduel) e atua como avaliador institucional, de curso e de EaD no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Pedro também é perito ad hoc em EaD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná (Seti), coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEL, coordenador local da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted). Seus principais campos de atuação são Educação a Distância e Ciência da Computação, com foco em Inteligência Artificial.