Ode à Terra 02 4 1Composição foi vinculada ao documento Carta da Terra que trata de respeito e amor pela diversidade na Terra

Nos dias 2 e 4 de abril, o Coro Escola de Universitário, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentará o Concerto Coral “Ode à Terra”. A primeira apresentação será no campus sede da UEM, no auditório da BCE e a segunda récita será no teatro SESC Maringá (Avenida Duque de Caxias, número 1517). Ambos eventos serão as 20h com entrada franca.

“Ode à Terra” é resultado de uma pesquisa de repertório coral do ano de 2023 a qual atendeu, por meio da música, à temática da relação do humano com o planeta Terra, seus desdobramentos e atualidades, com isso, estarão no palco os 55 participantes do Coro Escola Universitário.

Dentre estes, coralistas pertencentes à comunidade externa e interna, como também acadêmicos do curso de Música da UEM como cantores e instrumentalistas. O Concerto traz ainda, poemas que estarão dialogando e costurando o repertório musical, declamados durante a apresentação de músicas. Os textos, em sua maioria, são da autoria da escritora Tania Garbalini. A direção geral é da professora do DMC, Andréia Anhezini.

Para nortear a escolha das músicas para a composição deste Concerto Coral, vinculou-se o projeto musical ao documento Carta da Terra, especificamente aos conteúdos dos seus dois princípios, os quais tratam do respeito e amor à Terra e a toda sua diversidade; integridade ecológica e desenvolvimento econômico e social sustentável. Este documento foi elaborado por representantes de diversos países durante as Conferências da ONU durante os anos 1987 e 1992, ratificado nos anos 2000.

A referida carta preza pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI. De tal modo, ela é um importante instrumento de educação, referenciando reflexões a respeito deste grande tema de importância mundial.

A escolha das músicas se deu no sentido de dialogar com as questões apresentadas pela Carta na Terra, de modo que o repertório pudesse tratar desse tema por meio de canções e os textos estivessem alinhados com estas temáticas. Dez canções foram escolhidas dentre arranjos de música brasileira, músicas étnicas e indígenas. Parte deste repertório esteve em apresentações públicas durante o segundo semestre 2023.

O Coro Escola Universitário é parte das ações corais do projeto de extensão Corais da UEM, e vem atuando, ininterruptamente, desde 2004. O projeto vem auxiliando na implementação e fortalecimento dos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável para quais as Nações Unidas para os quais as Nações Unidas vem trabalhando afim que possamos atingir a agenda 2030 no Brasil.