Artista plástico uruguaio é representante do movimento artístico Escola do Sul; ações integram o selo Ocupa UEM
O Departamento de Tecnologia (DTC), do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove a palestra "Torres Garcia: arte e arquitetura" e a exposição "Vientos de Torres Garcia", ambas do artista uruguaio Gabriel Bruzzone.
A palestra ocorre no dia 29 de fevereiro, às 19h, no auditório do câmpus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). Já a exposição, com abertura às 19h do dia 28 de fevereiro, permanece aberta para visitação até o dia 15 de março no Centro Cultural Vera Schubert. Ambas ações culturais ocorrem na cidade de Umuarama.
O artista plástico Bruzzone é representante da Escola do Sul, um dos movimentos artísticos mais importantes da América do Sul e que até hoje deixa suas marcas no Uruguai. A Escola do Sul foi fundada pelo maestro Torres Garcia, que trouxe a roupagem da estética das vanguardas modernas europeias aliada à arte dos povos pré-colombianos.
As atividades são realizadas em parceria entre o DCT, a Unipar, a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (DCU/PEC) e integram o selo Ocupa UEM: Arte Cultura.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)