WhatsApp Image 2024 01 16 at 13.28.07João Alencar Pamphile e deu aulas na UEM deste 1995 até o fim de sua vida

Galeria de fotos

Os amigos e familiares organizaram, na tarde desta segunda-feira (15), um mural em memória do Professor João Alencar Pamphile, que morreu por complicações da Covid-19 em 2021.

A ilustração se encontra no Bloco H-67, sendo uma colaboração dos familiares e amigos, incluindo os professores Julio Polonio e Claudete Mangolin, o técnico Leonardo, e Maria Estela Afonso, a responsável pela organização.

Pamphile tinha um mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas e doutorado pela Universidade de Paris XI e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Ele era professor do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) e dava aulas para graduação e para cursos de mestrado e doutorado, fazendo parte do grupo docente de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) e do Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB).

A arte do mural foi concebida pelo doutorando do PGB, Carlos Eduardo Grou. Este foi o segundo mural idealizado pelo Professor Cássio Marcelo De Oliveira Alves (SEED) e pela servidora da UEM, Maria Estela Afonso. O primeiro foi dedicado ao servidor Jairo de Carvalho, que está no Núcleo de Ensino a Distância (NEAD).

O companheiro de Pamphile, Anderson, disse como que a homenagem foi emocionante, “Foi gratificante estar ao lado de pessoas que ele gostava. Tenho certeza, que ele ficou orgulhoso desta homenagem”.

O professor Julio Polonio, deixou um importante relato sobre Pamphile, ‘entre eles um ‘pai científico”, um ‘criador’, um ‘sonhador’, um ‘trabalhador’, um lutador! Carioca, negro, homossexual, de origem pobre... pra mim, um retrato do brasileiro, que tem tudo contra si, que foi a luta e venceu, até onde pode. Os serviços públicos do nosso país o ajudaram, até o momento em que o próprio serviço público o deixou de lado. Ele e outros milhares. Professor João Pamphile foi e será sempre um exemplo profissional e de vida para mim”.