Visita IPEGESP UEM

Instituto criado para promover a consciência crítica, quer continuar organizando eventos com apoio da UEM

A vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, recebeu, no dia 21 de dezembro, a visita de alguns diretores do Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociológicos e Políticos (Ipegesp).

O objetivo da visita foi se apresentar para a nova direção da entidade, propor a oferta de um curso de formação político-cultural em parceria com a universidade, solicitar a participação na grade de programação da UEM FM para divulgar o curso, e requisitar a cessão de espaço físico no câmpus sede para a atuação do Instituto.

Gisele Mendes parabenizou a nova diretoria do Ipegesp, disse que conhecia a atuação do Instituto e sugeriu que os cursos que serão ministrados sejam vinculados aos projetos de Ensino ou Extensão. Isso permitirá a emissão de certificados, especialmente aos estudantes.

Sobre a participação na Rádio, a vice-reitora entende ser possível e, a respeito da cessão de espaço físico, explicou que falta de salas disponíveis no câmpus sede. Porém, não descartou a possibilidade caso surja alguma perspectiva neste sentido.

Em 2012, o Instituto assinou um convênio de cooperação com a UEM, na gestão do então reitor Júlio Santiago Prates Filho. O documento envolveu a cooperação nas áreas técnica, científica e cultural.

O convênio teve duração de cinco anos, mas a ideia da nova direção do Ipegesp é reestabelecer este acordo, com a finalidade de continuar desenvolvendo algumas atividades em parceria com a universidade.

Sem fins lucrativos

O Ipesgep é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada à integração social e política em Maringá, com o objetivo de promover eventos, encontros, cursos e minicursos, visando despertar a consciência crítica dos cidadãos. A última atividade realizada pelo Instituto foi nos dias 10 e 11, no câmpus sede, para relembrar o 11 de Setembro Chileno.

Estavam presentes na visita a Gisele Mendes o presidente da entidade, o geógrafo e professor de História aposentado, Manuel José Espech Almeyda (Manolo); o vice-presidente, professor Edmilson Aparecido da Silva, do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UEM; o secretário Gabriel Bitdinger Medeiros, estudante de Ciência da Computação; e o membro da comissão de divulgação do Instituto, Paulo Pupim, assessor de Comunicação Social da UEM.