Premiação ocorreu na noite de ontem (12) no câmpus sede da UEM; ao todo, doze estudantes receberam medalhas
Doze estudantes da região receberam medalhas na noite de ontem (12), na solenidade de premiação da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e III Olimpíada Paranaense de Educação Financeira, ocorrida no auditório do bloco C-67, no Centro de Tecnologia (CTC), no câmpus sede da UEM.
Dentre os premiados, dois conquistaram medalha de prata e dez de bronze. Sete deles são alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo que cinco levaram medalha de bronze e dois de prata.
A UEM, por intermédio do projeto de extensão “Educação Financeira Sustentável: base da prosperidade”, é parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na realização da 5ª edição das Olimpíadas e coordena a OBEF no Paraná.
A vice-reitora Gisele Mendes acompanhou o evento e elogiou o projeto de extensão, pois ele se tornou um programa no início deste ano. “Não é pouca coisa se tornar um programa. Ele já possui décadas de existência e já atendeu mais de 10 mil pessoas. Entendo que a educação financeira é não só uma maneira de garantir o sustento das famílias e reorganização das finanças, mas também de promover a estabilidade emocional e social das pessoas para que elas não se vejam numa situação de penúria econômica que pode levar a um sofrimento psíquico”, frisa.
Para a professora do Departamento de Administração e coordenadora da OBEF no Paraná, Ligia Greatti, a participação da UEM no evento é uma ação em prol da comunidade, em que a universidade cumpre o seu papel social e de extensão, ao levar conhecimento sobre educação financeira para a comunidade nas escolas públicas e particulares. “Essas crianças vão levar para dentro de casa o que aprenderam. Então o conhecimento sobre educação financeira e sua importância na vida das pessoas vai se propagar, contribuindo para que elas tenham uma vida financeira saudável”, vislumbra.
De acordo com o professor aposentado da UEM, Antonio Zotarelli, o evento visa estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada Estado, contribuir para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado e colaborar para o empoderamento da população nacional, a fim de elevar o crescimento de renda.
A cerimônia de entrega dos prêmios foi aberta ao público e contou com a presença de pais, alunos e representantes das escolas, além de convidados e autoridades da UEM. Durante a premiação, a professora Vilma Meurer Sela fez uma apresentação do projeto “Educação Financeira sustentável: bases para a prosperidade”.
As Olimpíadas são destinadas para alunos das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio do Brasil.
Medalhistas - Regional
Prata
Raissa Minami Nunes Torii - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Renato Granemann de Souza - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Bronze
Arthur Marques Sanches - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Franco Mello Pascolat - Colégio Marista de Maringá
Heitor Montagna Santana da Silva - Colégio Santa Cruz
João Lucas Zagoto Gomes - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Lucas Antonio Ferreira Castilhos - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Maria Eduarda Xavier Cruz - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
Nathália Palma Abe Tosini - Colégio Marista Maringá
Nuno Leonardo Barboza Dos Santos - Colégio Santa Cruz
Raffael Henrique da Silva Ferreira - Colégio Santa Cruz
Victor Pereira Justo - Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM