DOD capa

Objetivo é o cuidado em saúde bucal e sensibilização para mudanças para um estilo de vida mais saudável

Foi realizada no último sábado (9), no Centro Espírita Maria Dolores, no Parque Regente de Sarandi, uma ação com famílias de moradores, visando o cuidado em saúde bucal e sensibilização para mudanças para um estilo de vida mais saudável. Acadêmicos do curso de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e profissionais da saúde do município trabalharam com as crianças e seus responsáveis em conversas e atendimentos clínicos.

As cirurgiãs-dentistas de Sarandi, Angélica Massume Watanabe e Alessandra Vargas Rezende Bonilha, procederam atendimento odontológico e orientações sobre cuidados em saúde bucal, em conjunto com a equipe do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da família, do Departamento de Odontologia (DOD). Além disso, os responsáveis pelas crianças tiveram a pressão e glicemia aferidas e participaram de uma conversa sobre hábitos de saúde, com a professora aposentada do Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS), Edmara Baroni e a acadêmica de Medicina, Maria Julia Costa Rocha.

DOD 1

A parceria com o Município de Sarandi iniciou em 2012, quando crianças deste município participaram de uma pesquisa multicêntrica com a UEM, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de Curitiba. A partir do conhecimento da realidade de um município em alta vulnerabilidade social, algumas iniciativas foram realizadas desde então, como ações em equipamentos sociais e parcerias com escolas, por meio do projeto de extensão “Sorrir com Saúde”, com o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior do Paraná (Seti).

Em setembro deste ano, a UEM firmou nova parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Sarandi, possibilitando a abertura de novos campos de estágios aos acadêmicos do 4º e 5º anos do curso de Odontologia da instituição em seis escolas: Escola Municipal Sagrada Família, Escola Municipal Cecília Meireles, Escola Municipal Masami Koga, Escola Municipal Mercedes Romero Panzeri, Escola Municipal Darci Pereira Mochi e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Os acadêmicos promovem atividades educativas de prevenção e promoção em saúde bucal, com palestras dialogadas, instruções de higiene bucal, orientações sobre alimentação saudável, distribuição de kits de escovação e realização de escovação supervisionada. Além disso, também realizaram ações curativas para o tratamento da cárie dentária com a técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que consiste na remoção da cárie com instrumentos manuais cortantes no próprio ambiente escolar. Participam destas atividades os cirurgiões-dentistas do município de Sarandi: Angélica Massume Watanabe, Alessandra Vargas Rezende Bonilha, Náiade Lanziani Janeiro, Daniele Ruggero da Costa e Matheus Cavassani Pereira.

A presidente do Centro Espírita Maria Dolores, Eva Izabel da Silveira, reforça a importância de ações como esta, que promovem a integração da universidade com outros setores da sociedade, em benefício da população de Sarandi, que tem inúmeras necessidades e precisa do olhar e da solidariedade de pessoas que podem oportunizar às crianças um futuro melhor.

DOD 2 site

Participaram da ação: acadêmicos dos projetos de extensão Sorrir com Saúde, Pequenos Gestos, Projeto Sorriso do DOD: Maria Clara Barucci, Erick Moreto, Maria Eduarda Basso, Ana Paula Rodrigues, Milene Maria Rodrigues, Geovana Guimarães e Isabela Bornelli, residentes Isabella Kimura de Lima e Amanda Fratta Pereira do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família e a professora da área de saúde coletiva do DOD, Mitsue Fujimaki.