Visando integrar o universo acadêmico, a comunidade e o mercado, programa utiliza exemplos diários para explicar conceitos teóricos
As doutorandas, Lair Silva e Melissa Sperandio, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM), são as idealizadoras e produtoras do projeto Cultura e Consumo Pod. O programa, em formato de podcast, visa divulgar o conhecimento acadêmico sobre os impactos do consumo e da cultura no cotidiano das pessoas por meio de discussões descomplicadas.
Planejado para ser um programa mensal, o podcast está em sua primeira temporada, com episódios introdutórios e de contextualização aos aspectos culturais da sociedade e do consumo. Estes episódios serão a base para os temas das próximas temporadas. As responsáveis pelo projeto acreditam que ''apesar dos impactos negativos das práticas de consumo, que precisam ser conscientizadas, elas também são a manifestação de um modo de ser e de viver".
O Cultura e Consumo Pod é destinado a todos os interessados em assuntos da atualidade, como marketing, tecnologia, cultura e redes sociais. Ele está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer. Também é possível acompanhar as novidades e atualizações do podcast pelas redes sociais.