Competições tiveram início dia 8 de julho, reunindo mais de 2 mil pessoas, entre atletas, técnicos e arbitragem
Ontem (13), em Apucarana, foi realizada a solenidade de premiação dos vencedores das modalidades coletivas, que encerrou a edição deste ano dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS 2023). A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminou em 2º lugar na classificação geral, em primeiro lugar entre as instituições públicas, mas o destaque da equipe foi o 1º lugar no Troféu Disciplina.
A Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), comandada pelo professor Adolpho Amorim e pelo professor Alexandre Miyaki, conseguiu viabilizar condições mínimas de treinamento para as modalidades. A falta de espaço físico e materiais é um dos aspectos que limitam a melhora do desempenho esportivo da UEM. A CDR busca pelas melhorias nos espaços e na política esportiva da instituição, para incentivar a prática esportiva entre os acadêmicos. Nesse sentido, há um esforço junto à reitoria para implantação de projetos e implementação de espaços para as práticas esportivas acadêmicas.
A competição reuniu estudantes de 19 instituições de ensino superior do Paraná. Os campeões das modalidades individuais foram conhecidos no último fim de semana.
Promovidos pelo governo do estado, os JUPS são organizados pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Federação do Desporto Universitário e a Prefeitura de Apucarana. Eles fazem parte do rol de 11 jogos oficiais do estado. As competições tiveram início dia 8 de julho e, durante seis dias, reuniram mais de 2 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e equipes de arbitragem. Agora, as instituições de ensino superior campeãs participam da 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros de 2023 (JUBS), que serão realizados em Joinville (SC), no mês de outubro.
Os universitários competiram nas modalidades acadêmico (entregas de artigos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas nas categorias masculino e feminino.
Confira a classificação final:
BASQUETE
Feminino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - UEM (Maringá)
Bronze - UEL (Londrina)
Masculino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - UEL (Londrina)
Bronze - UTFPR (Curitiba)
FUTSAL
Feminino:
Ouro - UNIPAR (Cianorte)
Prata - Uniguairacá (Guarapuava)
Bronze - UNIFATEB (Telêmaco Borba)
Masculino:
Ouro - UNIFATEB (Telêmaco Borba)
Prata - UEM (Maringá)
Bronze - Unicesumar (Maringá)
HANDEBOL
Feminino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - FAG (Cascavel)
Bronze - UFPR (Curitiba)
Masculino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - Unioeste (Cascavel)
Bronze - UEM (Maringá)
VÔLEI
Feminino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - UFPR (Curitiba)
Bronze - UEL (Londrina)
Masculino:
Ouro - Unicesumar (Maringá)
Prata - Uniguairacá (Guarapuava)
Bronze - Unioeste (Cascavel)
TROFÉU DISCIPLINA
1 - UEM (Maringá)
2 - Unicesumar (Maringá)
3 - Unioeste (Cascavel)
QUADRO DE PONTUAÇÃO GERAL
1 - Unicesumar (270)
2 - UEM (240)
3 - UFPR (164)