Público-alvo: estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, pesquisadores e professores de Psicologia
O Departamento de Psicologia (DPI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), irá realizar a quarta edição do Simpósio Nacional de Etnopsicologia. O evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de forma híbrida e é gratuito. Nos dias 24 e 26, será de forma on-line, transmitido pelo youtube, e no dia 25 presencial, no auditório do bloco B-33 do câmpus sede.
A coordenação do evento é da professora Eliane Domingues, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) da universidade. O tema escolhido para o simpósio é “Decolonialidade e saberes etnopsicológicos”.
Os objetivos desta edição são:
1°: Dar visibilidade aos estudos realizados no campo da etnopsicologia em diálogo com pesquisadores internacionais;
2°: Possibilitar a solidificação de parcerias institucionais entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação engajados no campo da etnopsicologia;
3°: Valorizar e divulgar os saberes tradicionais de populações que não ocupam o centro do debate acadêmico.
Entre as diversas atividades previstas no evento estão: conferências, mesas redondas, roda de conversa, apresentação cultural, reunião do grupo de trabalho de Etnopsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp), apresentação de trabalhos e publicação de anais com resumos expandidos.
Segundo Domingues, o público-alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, pesquisadores e professores de Psicologia e de áreas correlatas.
As inscrições para ouvintes estão abertas e vão até o dia 24 de maio. Ambas devem ser feitas por meio deste link.
Serviço: Mais informações do simpósio no site. O evento conta com financiamento da Fundação Araucária.
Sobre: A Etnopsicologia é uma denominação que utilizamos para designar os estudos da Psicologia que levam em consideração as diferenças culturais e visam estabelecer pontes entre teorias científicas e diferentes saberes na compreensão dos fenômenos humanos.