Tese apresentada à banca examinadora hoje (17) aborda método de produto mínimo viável em startups de software
O aluno Guilherme Corredato Guerino do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC), do Departamento de Informática (DIN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou, nesta sexta-feira (17), a primeira defesa pública de tese de doutorado no Anfiteatro Professor Doutor João Angelo Martini e em formato remoto.
O candidato Guerino apresentou o trabalho acadêmico StarFlow: Método para Apoiar a Construção de MVPs em Startups de Software por meio de Práticas de UX, com orientação da professora da UEM, Gislaine Camila Lapasini Leal, que presidiu a banca, e com a co-orientação do professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Renato Balancieri.
A tese de doutorado propõe um método, o StarFlow, que apoia a construção de MVPs (produto mínimo viável) em startups de software a partir de práticas de UX (experiência do usuário). Para o ambiente profissional de startups de software, esta tese contribui com o fornecimento de um método que fomenta a utilização de práticas de UX na representação visual do MVP, podendo ser utilizado com o apoio da documentação/guia de uso e do artefato interativo. Para o ambiente acadêmico, ela contribui com um corpo de conhecimento obtido, a partir de um estudo secundário, estudos exploratórios e de avaliação, e definições de protocolo para estudos qualitativos. “Espero que a pesquisa auxilie na sobrevivência de startups de software, fomentando a utilização de práticas de UX nas primeiras etapas do processo de desenvolvimento para um melhor entendimento da necessidade do cliente ou usuário”, comentou Guerino.
Da esq.: professor Edson Alves de Oliveira Júnior, professora Heloise Manica, coodernadora do programa Thelma Lopes, candidato Guilherme Guerino, orientadora Gislaine Camila Lapasini Leal e coorientador Renato Balancieri
Além dos orientadores Leal e Balancieri, a banca examinadora foi composta pelos professores do DIN, Edson Alves de Oliveira Junior, Heloise Manica Paris Teixeira, Thelma Elita Colanzi Lopes, pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Rafael Matone Chanin, pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Natasha Malveira Costa Valentim e pelo professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Thiago Adriano Coleti.
Vinculado ao DIN, pertencente ao Centro de Tecnologia (CTC), o PCC começou as atividades em 2002 com a oferta do curso de mestrado. Até abril de 2022, 235 mestres foram titulados. O projeto de doutorado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2020, tendo iniciado a primeira turma em 2021. O departamento e o programa estão localizados no Bloco C-56, no câmpus sede da UEM.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)