Propostas apresentadas têm como objetivo o fortalecimento do complexo de saúde da universidade
Uma equipe multiprofissional, composto por nove servidores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), participou no último final de semana da Conferência Municipal de Saúde 2022, realizado pela Secretária de Saúde do município. O evento aconteceu no Auditório Dona Etelvina, na UniCesumar.
Essa é a 14º edição e teve como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia". Durante o evento, foram debatidas as propostas em relação aos serviços de saúde com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento do SUS em Maringá, oferecendo um serviço humanizado e de qualidade.
Segundo a superintendente do HUM, Cremilde Trindade Radovanovic, a participação do hospital é importante, pois se trate de um centro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. “Temos um papel relevante na formação dos futuros profissionais, pois servimos como campo de prática clínica e de pesquisa aos diversos cursos da área da saúde da UEM e de outras instituições de nível técnico, em diversas áreas do conhecimento”.
Cremilde ainda destaca que as propostas levadas pela equipe à conferência estão voltadas para o fortalecimento do complexo de saúde da UEM, para a ampliação da infraestrutura e manutenção do número adequado de agentes universitários e docentes. “Também pretendemos adequação da Casa de Apoio aos Acompanhantes, Familiares e Pacientes do HUM e construção da Casa da Gestante, o fortalecimento da Política Estadual de Sangue e Hemoderivados e inserção de alunos, enquanto organizados em diretórios ou centros acadêmicos e usuários do SUS, nas conferências e conselhos de saúde”.