Atendimento psicológico é destinado a jovens e adolescentes com dificuldade em relação a carreira profissional
A Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), ligada ao Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (DPI/UEM), está recebendo inscrições para o programa contínuo de Orientação Profissional em Clínica do Trabalho. O programa é gratuito e direcionado para pessoas com necessidade de atendimento especializado com questões ligadas à escolha, atividade, ocupação e identidade profissional.
A Orientação Profissional em Clínica do Trabalho é realizada há 8 anos e foi criada para auxiliar jovens e adolescentes que passam por esse período de sofrimento psíquico. O serviço trabalha com o conceito de escolha e identidade profissional ampliado, entendendo que ambos são processos construídos pelo sujeito em sua trajetória de vida singular, e são multideterminados por influências sociais, familiares, culturais e econômicas, entre outras.
Segundo o supervisor responsável pela coordenação do trabalho, professor Marco Antônio Rotta Teixeira, o objetivo da Orientação Profissional é propiciar autonomia, envolvimento e informação no processo de construção da escolha e identidade profissional. Para isso é imprescindível a participação ativa do orientando neste processo, trazendo questões, dúvidas, realizando as atividades pertinentes e as pesquisas na busca de informações ocupacionais. Além de comparecer regularmente aos encontros nos horários determinados.
Os encontros serão realizados semanalmente na Unidade de Psicologia Aplicada no período da tarde ou início da noite. Estão previstas cerca de 12 a 15 sessões individuais, compostas de técnicas que possibilitarão conhecer e refletir mais profundamente as questões ligadas à escolha de uma profissão, a identidade profissional e as dificuldades encontradas atualmente no mundo do trabalho e no meio social. Serão trabalhados também os medos, dúvidas, inseguranças e ansiedades relativas ao momento da escolha profissional e inserção no mercado do trabalho, o que caracteriza os atendimentos como terapêuticos.
O método utilizado é o clínico, com base nas Clínicas do Trabalho atuais. O atendimento faz parte da formação profissional em Psicologia do Trabalho e será realizado por alunas do quinto ano do curso de Psicologia da UEM, supervisionados pelo docente responsável.
As vagas são limitadas e destinadas a pessoas com idade a partir de 15 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo link.