No encontro foram discutidas possibilidades de estabelecer cooperação entre a UEM e universidades húngaras
Foi realizada, ontem (15), na reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), visita da consulesa para a ciência e tecnologia da Hungria em São Paulo, Julia Morovan, acompanhada do professor húngaro Akós Mesterházy.
Eles foram recebidos pelo reitor da UEM, professor Julio César Damasceno; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), professora Adriana Aparecida Pinto; o professor Dauri José Tessmann, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA); e pelo professor Marcio Cassandre, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da universidade.
O professor Mesterházy é especialista na área de genética e biologia de plantas, tendo realizado diversas pesquisas sobre o tratamento de micotoxinas, oriundas de fungos, na produção de grãos.
Durante a reunião, as duas partes demonstraram muito interesse em formalizar parcerias da UEM com universidades da Hungria. A consulesa Morovan disse que o governo húngaro já oferece bolsas para estudantes brasileiros e todos os alunos recebidos eram muito trabalhadores e contribuíram para a produção de conhecimento.
Damasceno disse que estava muito grato pela visita. Conforme ele, a UEM está pronta para receber os estudantes húngaros e acredita que este pode ser o começo de uma ótima parceria.
Reportagem atualizada em 21/06/2022 às 08h22.