Atendendo ao convite a manifestação tem a ideia interculturalidade, globalização, diferença e internacionalização
Alunos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá fizeram uma intervenção artística nas escadarias do bloco do Escritório de Cooperação da UEM, câmpus sede, como resultado de um curso de extensão elaborado pela graduação.
Trata-se do curso de extensão “Intervenção artística urbana: o processo pictórico do projeto à realização”, desenvolvido pelas professoras Rosiane Cristina de Souza e Eva Alves Lacerda.
A ação está vinculada ao projeto de extensão “Arte em toda parte: criação, mediação e ensino de Artes Visuais”, coordenado pelo professor Vinícius Stein.
O curso foi pensado a partir de um convite feito pelo ECI para que ocorresse uma intervenção nas escadarias. As professoras fizeram encontros formativos com os estudantes, nos quais, foram orientados a desenvolver projetos artísticos que levassem em consideração a ideia de interculturalidade, globalização, diferença e internacionalização, e uma paleta de cores que se harmonizasse com as cores do prédio, especialmente levando em consideração a adesivagem do vidro.
As propostas foram encaminhadas para avaliação da equipe do Escritório de Cooperação Internacional. A proposta escolhida, em execução, tem uma abordagem mais abstrata, trazendo as cores como foco da produção e uma padronagem ao longo de toda a escada.
A ideia se inspira nas cores e nos formatos de diferentes bandeiras de diversos países, sem necessariamente reproduzi-las, criando um padrão colorido que mobiliza a atenção para a escadaria e para o edifício. Vale esclarecer que não foram utilizados recursos públicos para esta intervenção, pois o projeto foi produzido pelos próprios alunos (supervisionados pelos docentes do curso) e os materiais provenientes de doações de terceiros.