São oferecidas seis vagas suplementares para cada universidade estadual paranaense e 30 vagas para a UFPR
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o 21° Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, cujas provas são previstas para os dias 12 e 13 de junho. O processo seletivo é organizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com as demais instituições de ensino superior estaduais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Podem concorrer às vagas das universidades estaduais paranaenses qualquer estudante autodeclarado e reconhecido, pelo cacique de sua comunidade ou representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), como indígena e que seja residente em um dos municípios paranaenses e não possua curso superior. Para as vagas da UFPR, podem se candidatar qualquer estudante indígena que resida no território brasileiro, desde que atenda aos demais requisitos.
A inscrição é feita pela Internet ou por meio da entrega dos documentos de forma imprensa, pelos Correios. Virtualmente, basta acessar este link, preencher a ficha de inscrição e anexar cópia digitalizada dos documentos solicitados. Optando em enviar pelos Correios, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição e enviá-la, junto dos demais documentos pedidos, para qualquer um dos câmpus das instituições que participam do processo seletivo.
No dia 12 será aplicada uma prova oral de língua portuguesa e no dia 13 uma prova objetiva de conhecimentos gerais, junto de uma prova de redação. Para mais informações sobre o 21° Vestibular dos Povos Indígenas, junto do edital de abertura, acesse a página da Unespar. O resultado final está previsto a publicação em 7 de julho.