Mundo todo agora acessa 24h por dia informações da UEM, uma das melhores instituições da América Latina
Galeria de fotos da cerimônia de lançamento
Mais um importante passo foi dado para a internacionalização mais estratégica e abrangente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Administração Central da instituição promoveu a cerimônia de lançamento do site internacional da universidade (www.uem.br/international), com conteúdo disponível em inglês, espanhol e português. Desta forma, usuários de todo o mundo agora têm acesso 24 horas por dia às informações mais importantes da UEM, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.
O novo website está alinhado à Política Institucional de Internacionalização e à Política Linguística Institucional da UEM. O lançamento dele ocorreu no auditório da Biblioteca Central (BCE), no câmpus de Maringá, no fim da tarde de sexta-feira (11) – devido à pandemia, presencialmente o público foi restrito, formado por gestores de vários setores da universidade; e também houve transmissão ao vivo do evento pela UEM TV.
De acordo com Julio César Damasceno, reitor da UEM, “nossa sociedade se intensificará cada vez mais em integração e dependência de todos os cantos do nosso planeta”. O gestor dividiu a mesa de honra com Ricardo Dias Silva, vice-reitor, Edson Ribeiro Scabora, vice-prefeito de Maringá, Marcos Cordiolli, secretário municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Luiz Fernando Cótica, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Leão, assessor do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM e, de modo remoto, Mário Candido de Athayde Junior, chefe da Divisão de Regulação e Avaliação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O reitor, o vice e o pró-reitor se reuniram com Cordiolli, no gabinete da Reitoria, antes da solenidade.
A partir da esquerda: Leão, Scabora, Damasceno (ao microfone), Dias Silva, Cordiolli e Cótica
Para Marcio Cassandre, coordenador do ECI, o site é o cartão de visitas para as trocas internacionais. “A intensificação da internacionalização da UEM demanda uma melhor comunicação com as pessoas de outros países que buscam informações sobre a nossa universidade. O site traz visibilidade e proximidade com futuros estudantes, pesquisadores e instituições, mas também cumpre com o previsto no nosso planejamento estratégico, sobre a melhoria na comunicação interna e externa da internacionalização em termos de intensificação e aprendizagem das trocas remotas”.
Por meio de dois projetos de extensão do Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM, o conteúdo original em português do site pôde ser traduzido, revisado e publicado em inglês e espanhol. As equipes contam com envolvidos do DLM, do Instituto de Línguas (ILG) e das graduações em Letras (licenciatura e bacharelado em Tradução em Inglês) e em Secretariado Executivo Trilíngue, tendo como coordenadoras as professoras Aline Cantarotti (inglês) e Viviane Cristina Poletto Lugli (espanhol). A perspectiva é de que periodicamente notícias da UEM sejam traduzidas aos idiomas, de modo a ganhar alcance global. Também está em desenvolvimento um glossário.
O site internacional da UEM surgiu a partir de uma proposta da Comissão para Gestão de Conteúdo da Página da UEM, instituída pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), e foi elaborado em parceria da Coordenadoria de Promoções e Relações Públicas (CPR) da Assessoria de Comunicação Social (ASC) com o ECI, o DLM, o ILG e o Laboratório de Internacionalização (IntLab). A hospedagem é fornecida pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e o site foi validado previamente pelo Comitê de Tecnologia da Informação (Coti).
Pós-graduação – Também na solenidade, houve lançamento do Catálogo dos Programas de Pós-Graduação da UEM. A universidade tem 56 Programas de Pós-Graduação, que contribuem para grande parcela da produção científica da UEM. São 85 cursos stricto sensu: 44 de mestrado acadêmico, 12 de mestrado profissional e 29 de doutorado acadêmico.
“Nosso site internacional e nosso Catálogo dos Programas de Pós-Graduação são duas ferramentas importantíssimas para que a universidade mostre para a comunidade externa, sobretudo, aquilo que ela produz e sua vontade de avançar na inserção internacional”, destaca Ricardo Dias Silva, vice-reitor, em seu discurso aos presentes. Para o professor, o site é mais um atrativo para que professores, estudantes e pesquisadores de outros países conheçam a UEM e busquem se vincular a ela.
Catálogo dos Programas de Pós-Graduação da UEM também é lançado
Como é o site internacional
Estruturalmente, o conteúdo do site internacional é dividido em seis macrotemas, disponibilizados no menu superior: Câmpus, Ensino, Pesquisa, Extensão, Saúde e Institucional. Elementos que se destacam nessas seções são o vídeo institucional, o desempenho da universidade nos mais importantes rankings mundiais, a descrição da infraestrutura e dos cursos de graduação e pós-graduação, e o resumo da UEM por meio de números relevantes.
Na cerimônia, apresentaram o site à plateia os professores Fabiano Burgo, responsável pelo setor de Acordos Internacionais do ECI, e Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pela área de Internacionalização em Casa do ECI. “O site internacional dá visibilidade à UEM e mostra sua relevância no cenário internacional. Também promove e facilita a formação de parcerias entre a UEM e universidades internacionais”, destaca Cabrini.
Dentre as diretrizes de desenvolvimento do website, Burgo destaca a facilidade para editar conteúdos simultaneamente por diversas pessoas (tais como coordenadores de cursos de graduação) e “a escalabilidade, ou seja, a capacidade de manipular uma porção crescente de informação, estando preparado para crescer tanto em conteúdo como em estrutura”.
O site também tem preocupação com a responsividade, ou seja, permite ao internauta navegar facilmente e com visual agradável, independentemente do dispositivo em uso, por exemplo celular, tablet ou computador. Segundo André Scarate, assessor de divulgação institucional da UEM, o site é dinâmico, sempre revisado e atualizado. “Nossos focos foram o conteúdo institucional, a apresentação da informação e o processo para manutenção do site. Visamos potencializar em escala global nossa reputação acadêmica e estrutura de Ensino, Pesquisa e Extensão”, explica Scarate, que aproveita para agradecer aos envolvidos no projeto, que investiram tempo e conhecimento.
Visual do site fica agradável seja com acesso por celular, tablet ou computador (de mesa ou notebook)
Sugestões – Para enviar sua sugestão ao site internacional da UEM, envie um e-mail à CPR: artes@uem.br .