Objetivo é refletir formação de professores para uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas
O Grupo de Pesquisa em Letramentos Digitais (GPeLD) é o primeiro que reúne docentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, mas com um objetivo comum, ampliar o diálogo e a didatização sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC). O grupo foi criado pelos professores que compõem a coordenação e gestão do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
De acordo com os pesquisadores, o uso dos smartphones, como peça indispensável ao jovem, vem modificando a forma como entendem o mundo e a si próprios. Essas transformações têm alterado significativamente o modo de pesquisar e estudar. Porém, é notado que o sistema escolar brasileiro não vem acompanhando com trabalho efetivo para o uso das ferramentas digitais como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o GPeLD busca repensar os modelos educacionais que não se enquadram mais na atualidade e abrir novas perspectivas de oportunidades e conhecimentos. “Um dos objetivos principais do grupo de pesquisa é oportunizar a discussão teórico-metodológica sobre as metodologias mais adequadas à educação a distância e ao Ensino Remoto Emergencial, bem como repensar a prática docente continuada em um cenário de pandemia e pós-pandemia. Nesse sentido, nossas discussões poderão contribuir com a formação docente inicial e continuada, e também com as pesquisas desenvolvidas nessa área”, afirma a líder do grupo de pesquisa, Josimayre Novelli.
Novelli, que também é diretora do Nead e carrega a experiência da gestão, irá contribuir para a discussão da formação continuada de professores no contexto do letramento digital. Além dela, fazem parte do grupo a professora Josiane Medeiros de Mello e o professor Flávio Rodrigues, ambos da Equipe Multidisciplinar do Nead, que com a vivência de criação de cursos de extensão e eventos EAD vão somar para novas perspectivas para inclusão das TDIC no processo de ensino e aprendizagem. O professor Luciano Carvalhais Gomes, é coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UEM) e conhece a importância do trabalho em rede. E a professora Anne Rose dos Santos, é docente da Educação a Distância e como membro do grupo contribuirá para o engrandecimento das pesquisas bibliográficas.
Os encontros serão virtuais e sempre às quintas-feiras, às 18h. O primeiro será no próximo dia 16, por meio da plataforma Google Meet, neste link. O cronograma das reuniões seguintes será aprovado nesta primeira reunião. Na mesma oportunidade será também distribuída a relação das leituras e temas a serem debatidos.
Todos os docentes, alunos de graduação, pós-graduação e interessados nessa temática estão convidados a participar do grupo de pesquisa, bem como pesquisadores de outras instituições de ensino.