sisf

Haverá palestras de renomados pesquisadores internacionais e nacionais, representantes de laboratórios e da Anvisa

Estão abertas as inscrições on-line para o 2º Simpósio Internacional de Sistemas de Liberação de Fármacos: inovação, tecnologia e farmacometria (SISLif), que será de 13 a 16 de setembro, de forma remota, numa iniciativa envolvendo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF).

As pessoas interessadas podem se inscrever neste link até 29 de agosto e pessoas filiadas à ABCF tem taxa de inscrição reduzida. O prazo para a submissão de trabalhos está encerrado.

Os sistemas de liberação de fármacos são parte integrante da investigação farmacêutica. A maioria dos sistemas de liberação oral de fármacos é baseada em matrizes poliméricas. Nas duas décadas passadas, as matrizes hidrofílicas tornaram-se muito populares na formulação de formas farmacêuticas de liberação modificada. Trata-se de um termo que define a forma ou o mecanismo pelo qual o fármaco é disponibilizado no organismo, após sua administração. 

O idioma oficial do II SISLif será o inglês. A programação traz palestrantes de destaque na área das Ciências Farmacêuticas, de várias instituições de ensino superior do Brasil e exterior, além de representantes de laboratórios internacionais reconhecidos e de entidades e órgãos, incluindo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O Simpósio Internacional de Sistemas de Liberação de Fármacos ocorreu pela primeira vez em 2015, abordando temas como nanotecnologia e sistemas de liberação modificada de fármacos. Reuniu 234 participantes e 116 trabalhos apresentados, além de palestrantes de diversos países.

No ano passado, a pandemia da Covid-19 destacou a importância da inovação tecnológica na área farmacêutica e, dessa forma, o SISLif 2021 trará como tema: inovação, tecnologia e farmacometria. O objetivo é abordar as diversas etapas necessárias para a criação de novos medicamentos e seu emprego no mercado. Outras informações sobre o simpósio no site