Projeto Ama(r)mentar é desenvolvido de maneira remota em parceria com a UBS Iguatemi por acadêmicos da área da saúde da UEM
Nesta quinta-feira (27), acadêmicos de sete cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentarão os resultados do projeto de intervenção "Ama(r)mentar", desenvolvido em parceria com os profissionais da UBS Iguatemi, no município de Maringá. O evento está marcado para às 13h30 e será realizado remotamente, pela plataforma do Google Meet.
Os alunos são dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia. A ação de extensão foi realizada durante a disciplina interprofissional Atenção em Saúde, do primeiro ano da graduação. Este ano, as aulas aconteceram virtualmente, coordenadas pela professora do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM, Eliana Valéria Patussi.
Esse grupo específico de acadêmicos realizou encontros semanais com uma tutora, docente do curso de Odontologia, Mitsue Fujimaki, que contou com a colaboração dos professores do Departamento de Medicina (DMD), Idalina Diair Regla Carolino e Weber Alexandre Sobreira Moraes; da enfermeira Simone Alessandra Caeiro; e da diretora da UBS Iguatemi, Eliana Dias Pereira Cismer.
“A ideia desse projeto surgiu a partir de uma conversa com a enfermeira Eliana, que relatou a dificuldade que as mães têm de amamentar seus filhos e de manter esta prática pelo tempo necessário para o bom desenvolvimento do bebê. Assim, os acadêmicos criaram, inicialmente, um questionário no Google Form para compreender melhor a realidade local e as dificuldades percebidas pelos profissionais da UBS. Identificou-se as principais causas para o desmame precoce e, também, sugestões para estimular as mães a manterem a amamentação por mais tempo”, explicou a tutora do grupo da UBS de Iguatemi.
Produção - A partir desse diagnóstico, foram elaborados materiais educativos para atender às demandas trazidas pelos profissionais, com o objetivo de promover a amamentação e dar mais confiança à gestante. Além disso, foram produzidos informativos postados no grupo de WhatsApp das gestantes da UBS; foi criado um perfil no Instagram para a divulgação e interação com a comunidade em geral (@amarmentar.uem); e confeccionado um banner para a realização de orientações na UBS Iguatemi.
Aula remota com os acadêmicos. Na imagem estão: Ana Clara Moliani Sobreira Moraes (Psicologia), Emilly Julia de Souza (Farmácia), Isabelle Alissa Kunihiro Kashiwaqui (Odontologia), Gabriel Carvalho Magalhaes (Educação Física), Giovanna C. Buarque Barbosa (Medicina), Giovanna de Carvalho (Biomedicina), Mayara de Moura Coutinho (Farmácia), Melina Mayumi Lessa Aleixo Yama (Psicologia), Pedro Henrique Fabricio Mazzei (Enfermagem) e tutora Mitsue Fujimaki (Departamento de Odontologia)
Segundo a professora Mitsue, ao final da disciplina, os acadêmicos concluíram que o trabalho interprofissional é muito valioso, por acontecer a partir de uma construção coletiva incluindo a visão e contribuição de cada membro do grupo. Para a docente, as reflexões desenvolvidas durante os encontros promovem a interação, a afetividade e o diálogo.
“Os futuros profissionais da saúde compreenderam a importância e necessidade do reforço à amamentação e o potencial do trabalho colaborativo. Mesmo em tempo de ensino remoto, foi possível interagir com o serviço de saúde, conhecer a realidade do SUS e participar de um projeto social que busca a promoção da saúde, desde o início da vida. Foi possível exercitar o cuidado da população com amor e vivenciar os benefícios da integração da universidade com a sociedade”, concluiu a tutora.