Mais de 14.250 candidatos concorrerão às 2.989 vagas ofertadas pela UEM; concurso adotou protocolo de segurança contra a Covid-19 aprovado pela Sesa
A Comissão Central do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (CVU-UEM), por meio da sua presidente Maria Raquel Marçal Natali, confirmou para o próximo domingo (23) e segunda-feira (24) a aplicação das provas do Vestibular 2020. Para este concurso, a UEM recebeu 14.272 inscrições, das quais 8.314 são só de Maringá. Em 19 de maio, a CVU divulgou que, para cumprir decreto de Curitiba, a aplicação de provas da capital serão transferidas para Ponta Grossa.
Nos dois dias de provas, a entrada dos candidatos aos locais dos exames será permitida no horário das 13h às 13h50. O inscrito deverá apresentar o documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação. Os inscritos deverão verificar com antecedência no cartão informativo, disponível no Menu do Candidato, os locais de prova para evitar dúvidas e aglomerações.
Candidatos com documentos recentemente extraviados, furtados ou roubados, deverão se apresentar o Boletim de Ocorrência Policial (BO) impresso original, com registro detalhado da ocorrência, expedido há, no máximo, 30 dias. Não serão aceitos os seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação sem foto, carteira de estudante, carteira funcional de natureza pública ou privada, protocolo de requerimento de expedição de qualquer tipo de documento e quaisquer documentos em meio eletrônico.
No primeiro dia do processo seletivo, a prova é composta por questões de Conhecimentos Gerais e Redação. Já no segundo dia, as questões são objetivas e abordam as áreas de conhecimentos específicos, de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira. As provas serão aplicadas em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa (em substituição a Curitiba) e Umuarama.
Protocolo de biossegurança
Para garantir maior segurança dos envolvidos no processo, a UEM adotou diversas medidas de segurança aprovadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Devido ao distanciamento necessário entre os candidatos, a ocupação das salas será de 50%. Diante deste fato, tornou-se necessário a contratação de cerca de 1.800 fiscais, que receberam treinamento para aplicarem as provas com máxima segurança. Também será disponibilizado álcool 70% em gel nas dependências dos locais de aplicação das provas; o candidato deverá levar sua própria garrafinha de água transparente, pois não será permitido o uso de bebedouros, como também não será permitido o consumo de alimentos”, explica Maria Raquel Marçal Natali.
O protocolo ainda prevê a obrigatoriedade da utilização de máscara durante todo o tempo em que o candidato permanecer na instituição. Ele deverá portar uma máscara reserva, que será trocada após duas horas de início da prova. Conforme o edital, o candidato também deverá levar sua caneta de tinta cor azul-escuro e de corpo transparente.
Das vagas
O Vestibular 2020 da UEM está ofertando 2.989 vagas, resultado da soma das vagas do Vestibular de Inverno 2020 e do Vestibular de Verão 2020. A distribuição dessas vagas segue da seguinte maneira: 60% para o Sistema Universal (não cotistas); 20% para o Sistema de Cotas Sociais, de acordo com a Resolução n.º 008/2020-CEP; e 20% para o Sistema de Cotas para Negros. Destes, 75% são para Cotas Sociais para Negros e 25% para as demais Cotas para Negros, de acordo com a Resolução n.º 028/2019-CEP.
Plantão CVU
A Comissão do Vestibular estará oferecendo plantão, inclusive no sábado (22), das 8h às 18h, na sede (Bloco 28 do câmpus de Maringá) para tirar dúvidas dos candidatos, com atendimento também pelo WhatsApp (44) 3011-4450.
Reportagem atualizada em 19/05/2021 às 19h22.