Departamento de Economia (DCO) organiza comemoração até março de 2022, iniciando na terça (20) com aula magna
O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mais antigo da instituição, completa 60 anos de suas atividades em 2021. Daqui até março de 2022 há uma programação inteiramente gratuita para comemorar o Jubileu de Diamante, sob organização do Departamento de Economia (DCO-UEM). A abertura será com aula magna na terça-feira (20), ministrada por Joaquim José Martins Guilhoto, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na França.
A aula magna on-line de 20 de abril será a partir das 14h neste link. O economista brasileiro Guilhoto irá abordar o assunto “Modelos insumo-produto: cadeias globais de valor”. Com doutorado e pós-doutorado na área econômica, o convidado já foi docente da Universidade de São Paulo (USP), e professor visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), na Universidade de Illinois (EUA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Paris Dauphine (França). Ele possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente em sua área de pesquisa.
Joaquim Guilhoto abre comemoração; ele é economista da OCDE na França
Na aula, Guilhoto abordará a base de dados Inter-Country Input-Output da OCDE e os indicadores de comércio. Também fará análise das mudanças no sistema de produção internacional, dos impactos das cadeias globais de valor sobre o emprego e o meio ambiente, bem como trará informações sobre emissões de dióxido de carbono (CO2) incorporadas na produção, no consumo doméstico e no comércio internacional. Toda a comunidade acadêmica e externa à UEM pode participar, sendo que os alunos de Ciências Econômicas da universidade receberão um e-mail sobre como será o procedimento para recebimento de certificado de ouvinte aos que participarem.
Você está convidado – De 1964 (primeira formatura) até agora, 2.426 cientistas econômicos foram formados pela UEM. Seja aluno, egresso, servidor na ativa ou aposentado, se você tem uma história com as Ciências Econômicas, comemore o Jubileu de Diamante!
O primeiro passo para ficar por dentro deste momento tão especial para todos é compartilhar suas experiências e interagir com as redes sociais oficiais do DCO-UEM: Facebook, Instagram e YouTube. Aproveite e já assista ao vídeo com o convite que o DCO-UEM faz para você celebrar os 60 anos do primeiro curso de graduação da universidade.
Palestras previstas
De acordo com a Comissão Organizadora do Jubileu de Diamante do curso de Ciências Econômicas da UEM, a comemoração recebe o tema O Semeador, “pois já são 60 anos de milhares de sementes lançadas”. “Foi uma grande conquista para Maringá ter um curso de graduação tão cedo, somente 14 anos após a fundação oficial da cidade. Já mostrava que a educação e a ciência seriam alguns dos principais alicerces sobre os quais a cidade seria edificada”, informa a comissão organizadora, presidida pelo professor Jaime Graciano Trintin, também coordenador da graduação em Ciências Econômicas da UEM. Veja a programação prevista:
• Maio de 2021
Tema: Economia da Saúde. Palestrante: Pedro Pita Barros (professor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal). Minicurrículo: doutor em Economia e Finanças, publicou aproximadamente 80 artigos científicos e cinco livros.
• Agosto de 2021
Tema: Organismos Internacionais de Financiamento. Palestrante: Otaviano Canuto dos Santos Filho (professor da USP). Minicurrículo: doutor em Ciência Econômica, ex-diretor executivo do Banco Mundial e do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI).
• Agosto de 2021
Tema: Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Palestrante: Edinaldo Tebaldi (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Bryant, nos EUA). Minicurrículo: doutor em Economia, foi economista e consultor do Banco Mundial, conselheiro no Boston Fed (EUA) e analista econômico da New England Economic Partnership (Parceria Econômica da Nova Inglaterra, nos EUA).
• Setembro de 2021
Tema: Economia e Inteligência Artificial. Palestrante: Joilson Giorno (egresso de graduação pela UEM e professor da UEM em graduação e pós-graduação). Minicurrículo: doutor em Economia, com pós-doutorados em Aplicações Econométricas e em Métodos Quantitativos em Economia, e bolsista nível 2 de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
• Outubro de 2021
Tema: Harmonização Tributária do ICMS e Impactos na Economia Paranaense. Palestrante: Alexandre Alves Porsse (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Federal do Paraná/UFPR). Minicurrículo: doutor em Economia, exerceu os cargos de secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e assessor da Secretaria da Fazenda, ambos no Estado do Rio Grande do Sul.
• Novembro de 2021
Tema: Política Econômica e Ciclos. Palestrante: Francisco José Alves Coelho Veiga (professor da Universidade do Minho, em Portugal). Minicurrículo: doutor em Economia, membro do comitê editorial da revista científica European Journal of Political Economy e do corpo de pareceristas da agência de pesquisa da Comissão Europeia e ex-presidente da Sociedade Europeia de Escolha Pública.
• Março de 2022
Tema: Estratégias para o Crescimento Econômico. Palestrante: Albert Fishlow (professor emérito da Universidade de Colúmbia e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos EUA). Minicurrículo: doutor em Economia, cientista político e colunista do Estadão.
Histórico das Ciências Econômicas na UEM
Para receber os primeiros alunos em 1961, o curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM passou por trâmites burocráticos: foi autorizado a funcionar em 1960 e, antes disso, criado junto à Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (Fecem) por meio da Lei Estadual do Paraná 4.070/59. A Fecem foi reconhecida em 1967 pelo Decreto Federal 61.584.
A UEM oferece esta graduação nos períodos integral e noturno, tendo atualmente 521 estudantes matriculados, 36 professores e três técnicos administrativos. Por meio do DCO, que é uma espécie de “substituto” da extinta Fecem, em 1993 foi criado o mestrado e em 2007 o doutorado, que hoje formam o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE-UEM), com 41 doutores e 272 mestres já formados.
Nos dias atuais, o bacharelado em Ciências Econômicas da UEM teve seu mais recente reconhecimento de curso renovado de 2017 a 2022 pelo Decreto Estadual 7.199 de 22 de junho de 2017.